Comportamento
Já parou para pensar qual a qualidade do seu jantar?
por Adele Grandis
Miho Aikawa é uma fotógrafa que ficou impressionada com um estudo de nutrição de saúde pública. De acordo com a pesquisa, nas três últimas décadas, alimentar-se passou de ser considerada uma atividade primária para secundária entre os americanos, uma vez que cerca de 50% dos entrevistados voluntários revelaram que aliam o hábito de se alimentar a outra atividade cotidiana. Ou seja, as pessoas estão comendo enquanto fazem outras coisas.
Para tirar suas próprias conclusões, Miho deu origem ao projeto Dinner in NY, que consiste em uma série de registros fotográficos de habitantes de uma das mais movimentadas metrópoles do mundo enquanto jantam. E o resultado mostra desde uma adolescente que come assistindo televisão em seu quarto até um grupo de profissionais que janta enquanto ainda está no escritório.
De acordo com suas observações, a fotógrafa acredita que essas alterações se dão por conta de um estilo de vida mais atarefado, que divide muito a opinião das pessoas. Algumas aproveitam o momento do jantar para poder socializar com amigos e parentes, enquanto outras têm a oportunidade de ter um momento de pausa e afastamento para espairecer.
Em ambos os casos, as fotos provocam o mesmo questionamento aos espectadores: qual a qualidade de nosso jantar hoje em dia?
O músico de 28 anos, Garro Heedae, jantando de madrugada, após um exaustivo ensaio. Local: Vinegar Hill, Brooklyn e o argentino Carlos Ledesma, de 31 anos, que geralmente passa as noites de sexta-feira acompanhado dos amigos, assistindo programas da HBO em sua casa. Local: Astoria, Queens.
A adolescente de 13 anos, Oona Wagner, que vive com o pai e a madrasta, comendo seu prato italiano favorito, preparado pelo pai, enquanto assiste televisão na cama. Local: Carroll Gardens, Brooklyn e a bebê de nove meses, Avina Christie, alimentada pela a mãe, enquanto fala via Skype com os avós de Boston. Local: Upper West Side, New York City.
O monge de 55 anos, U Pa Mok Kha,não pode comer à noite. Ele recebe alimentos de moradores da região e depois de se alimentar divide as sobras com outras pessoas. Local: Jackson Heights, Queens e Zheng Yun, uma mãe de 52 anos que mora com seus filhos, mas geralmente janta sozinha enquanto assiste televisão. Local: Vinegar Hill, Brooklyn.
O arquiteto de 28 anos, Yoham Kim, que está trabalhando na companhia de seus colegas. Eles pedem pizza e cervejas, que consomem na mesa do escritório. Local: Dumbo, Brooklyn e Jai Yoon Lee, uma estudante da Coreia do Sul de 20 anos, que janta em seu dormitório enquanto assiste aos seus programas de televisão japoneses favoritos. Local: Greenwich Village, New York City.
Será que o resultado por aqui seria muito diferente?
Crédito das imagens: Miho Aikawa
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário