Acontece
Ninguém está amando mais tudo isso
por Redação
A maior rede de fast food, o McDonald’s, contabiliza quase 34 mil restaurantes espalhados em 119 países. No entanto, uma das marcas mais famosas do mundo, está enfrentando grandes dificuldades. Em agosto, a cadeia sofreu a maior queda em vendas mensais em mais de uma década. Só no último trimestre de 2014, as vendas globais caíram em 3,3%. E nos Estados Unidos, onde estão 40% das lojas, as vendas foram decrescente nos últimos quatro trimestres.
Curiosamente, o McDonald’s conseguiu superar a grande crise econômica mundial em 2008, apelando para descontos e novas apresentações de seus produtos. Porém, estabilizada a economia americana, o Big Mac registrou queda de 6,1% nas vendas, segundo o relatório da empresa.
A razão da queda nos lucros financeiros se dá por uma série de fatores que vão desde o aumento de impostos, a concorrência nas unidades americanas e os escândalos acontecidos em alguns restaurantes da Ásia e Europa.
Nos Estados Unidos, os principais concorrentes diretos – como Burger King, Taco Bell e Wendy’s – criaram menus mais econômicos, que chamou a atenção dos consumidores. Além disso, uma pesquisa divulgada em julho pela empresa Consumer Reports mostra os hambúrgueres do McDonald’s como piores, em comparação aos concorrentes.
Já a concorrência menos tradicional, ganha os consumidores por apostarem em uma comida orgânica e mais saudável. Outro estudo apresentado pela consultoria Technomic revela que o número de visitas mensais ao McDonald’s de jovens americanos entre 19 e 21 anos caiu 12,9% desde 2011 e a porcentagem de clientes entre 22 e 37 anos não aumentou.
Enquanto isso, na China, onde a rede conta com mais de 2 mil restaurantes, o McDonald’s virou escândalo internacional após a imprensa local noticiar que um de seus fornecedores utilizava carne com prazo de validade vencido nos lanches.
Como se não bastasse, na Rússia, muitas unidades tiveram de fechar as portas, também neste ano, por ordem judicial, após denúncias de más condições de higiene.
A fim de reverter o quadro, o presidente do McDonald’s, Don Thompson, declarou que a rede passará por modificações e mudanças significativas – como a simplificação do menu, a permissão para que os restaurantes ofereçam mais opções regionais e mais possibilidades de que os clientes possam personalizar sua refeição.
Outra questão de atenção e reformulação será na estratégia digital, visando facilitar a maneira como os clientes compram, bem como melhorar o aspecto e a conveniência da experiência no McDonald’s em formas que estejam alinhadas com as necessidades do consumidor atual. Isso inclui até mesmo alterações no logo e proposta da marca.
Todo esforço é válido para tentar dar a volta por cima. Afinal, o slogan ‘amo muito tudo isso’ está pra lá de batido dado as circunstâncias, não?
[Crédito de Imagens: Pinterest]
| via UOL
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário