Alimentação e Saúde
Os 7 piores alimentos para sua saúde
por Redação
Ok. Sabemos que às vezes dá preguiça de cozinhar e apelamos para o consumo do alimento mais prático que estiver na nossa frente: miojo, salgadinho e um copão de refrigerante para ajudar na satisfação momentânea.
O grande problema é que estes 3 itens estão na lista dos piores alimentos. Sem nenhum valor nutricional, a consequência do consumo diário ou constante, traz diversos males à saúde, que, com o passar dos anos, podem se transformar em doenças graves como a diabetes, problemas no coração, etc.
Pensando nisso, Sibele Carteiro, uma das nutricionistas que colabora com o conteúdo de saúde e bem-estar para o Comendo com os Olhos, fez uma lista com os 7 piores alimentos do planeta. Em cada elemento, ela explica o porquê cada qual é extremamente maléfico à saúde e, em seguida, dá dicas para que você faça uma substituição inteligente com outros alimentos.
Confira:
1 – Macarrão instantâneo
Muitas pessoas optam pelo macarrão instantâneo por ser um produto de rápido preparo, mas será que esta praticidade vale à pena ?
Este tipo de macarrão possui um alto teor de sódio, cerca do DOBRO da quantidade diária recomendada para um adulto. E, para piorar mais a situação, geralmente ele vem acompanhado de um temperinho que também é riquíssimo em sódio.
Além disso, possui muita gordura, já que, de acordo com o fluxograma de preparação deste macarrão, ele é submetido a um processo de fritura para que possa ser cozido rapidamente depois. Sem contar no alto valor calórico de 1 pacote, que geralmente é o que as pessoas consomem, comparado com uma porção do macarrão tradicional.
Possui também, na sua listagem de ingredientes, muitos conservantes, aditivos e corantes, que fazem muito mal à saúde, provocando muitos problemas como o câncer.
O consumo deste tipo de produto pode trazer sérias consequências ao consumidor. O alto teor de sódio e gordura pode causar problemas cardiovasculares, hipertensão, obesidade, diabetes entre outros agravos.
Troca inteligente: Troque o macarrão instantâneo pelo macarrão tradicional integral, que traz uma boa redução de calorias, gordura e sódio.
Dependendo da marca, é possível encontrar alguns tipos sem gordura saturada e sódio e ainda possuírem fibras, que são muito importantes para controlar a glicemia e trazer saciedade.
Dica: Para deixar seu macarrão saudável, adicione molho de tomates feito em casa. É livre de conservantes, sódio e açúcares.
Comparação de calorias, gordura e sódio:
Macarrão instantâneo tradicional (1 pacote – os valores abaixo descritos variam de acordo com a marca)
Valor energético: 359Kcal
Gordura saturada: 5,8g
Sódio: 1991mg
Macarrão tradicional Integral (80g)
(os valores abaixo descritos variam de acordo com a marca)
Valor energético: 268kcal
Gordura saturada: 0g
Sódio: 0mg
2 – Refrigerantes
O refrigerante é uma das bebidas mais consumidas na atualidade entre adultos e crianças. Pode ser considerado um dos motivos para o aumento da obesidade no país e aquisição de outros agravos, como o diabetes.
O que mais existe dentro das latinhas ou garrafas de refrigerante é açúcar! O grande problema disso, é que esse tipo de substância faz com o corpo entenda que está sendo nutrido (o que não acontece) e, como não há nada de nutritivo, o açúcar é armazenado como gordura e o organismo ainda perde vitaminas e minerais.
As versões ZERO E LIGHT possuem também substâncias que imitam o açúcar e como isso não ocorre, o organismo faz com que o consumo de açúcar seja compensado em seguida. O que pode causar uma ingestão exagerada de açúcar.
Os refrigerantes são compostos de muita química, entre eles: xarope, aromatizantes, acidulantes, açúcares, corantes e adoçantes e esta química toda só trará malefícios a saúde, podendo causar ganho de peso, hipertensão, diabetes entre outros.
Para completar, as latas não são completamente isoladas do líquido, são revestidas com uma resina chamada de Bisfenol, substância esta que traz sérios malefícios à saúde, como o surgimento de câncer, alterações hormonais e etc.
Troca inteligente: Substitua o refrigerante por água ou sucos naturais de frutas SEM adição de açúcar.
Comparação de calorias:
Refrigerante tradicional à base de cola (1 lata – 350ml)
Valor energético: 149kcal
Suco natural de laranja sem adição de açúcar (1 copo – 200ml)
Valor energético: 94kcal
3 – Queijo amarelo Tipo cheddar
Os queijos amarelos possuem alto teor de gordura saturada e sódio, que, em excesso, causam diversos malefícios à saúde, como aumento do colesterol, hipertensão, obesidade etc.
Esses tipos de queijos devem ser consumidos com pouca frequência e em quantidade moderada.
Troca inteligente: Prefira os queijos tipo brancos, como Minas tradicional e light, creme de ricota light, cottage etc. São queijos que possuem valores reduzidos de calorias, gordura e sódio.
Comparação de calorias e gordura:
Queijo Cheddar (30g)
Valor energético: 83 kcal
Gordura: 6,7g
Quejio Minas (30g)
Valor energético: 80 kcal
Gordura: 5,0g
Quejio Minas light (30g)
Valor energético: 77 kcal
Gordura: 3,0g
Creme de Ricota light (30g)
Valor energético: 44 kcal
Gordura: 2,7g
Quejio Cottage (30g)
Valor energético: 29,1 kcal
4 – Achocolatados
Muito consumido pelas crianças, os achocolatados em pó possuem uma grande quantidade de açúcares na sua composição, trazendo muitos malefícios à saúde dos pequenos, podendo acarretar diversos agravos como aumento de peso, diabetes, aumento de colesterol etc.
Os achocolatados mais tradicionais chegam a ter 80% de suas calorias vindas do açúcar, por isso, no momento da compra, é muito importante ler a lista de ingredientes no rótulo. Preste atenção na ordem em que os ingredientes aparecem, pois são listados sempre em ordem decrescente, ou seja, os ingredientes que aparecem no início da lista, estão em maior quantidade no produto.
Fique atento também, porque o AÇÚCAR pode aparecer escrito de outras formas, como xarope de milho, frutose, açúcar invertido, etc.
Troca inteligente: Consuma cacau em pó sem adição de açúcar no lugar dos achocolatados tradicionais. O cacau além de conter baixo valor calórico, é fonte de fibras, proteínas, e diversas vitaminas e minerais como: cálcio, fósforo, ferro, vitamina C etc.
Comparação de calorias:
Achocolatado em pó tradicional (2 colheres de sopa)
Valor energético: 80kcal
Cacau em pó sem adição de açúcar (2 colheres de sopa)
Valor energético: 46kcal
Gordura: 1,0g
5 – Hambúrguer
O Hambúrguer é um dos alimentos mais consumidos nas redes de restaurantes fast food e muitas pessoas acabam optando por adquirir este produto nos mercados pela sua praticidade e rapidez de preparo. Porém, estes produtos industrializados possuem muita gordura e sódio na sua composição e, em excesso, causam diversos problemas para à saúde como: obesidade, hipertensão, aumento do colesterol, dislipidemia, diabetes, doenças cardiovasculares e etc.
Além de conter gordura e sódio em grande quantidade, você ainda pode encontrar diversos aditivos como o glutamato monossódico, que é prejudicial à saúde. O glutamato é muito utilizado pela indústria alimentícia pela sua característica de realçar o sabor dos alimentos e, a longo prazo, traz sérias consequências a seus consumidores, como o surgimento de câncer, problemas no sistema nervoso, no pâncreas etc.
Troca inteligente: Consuma hambúrguer feito em casa, utilize carnes magras para seu preparo como patinho, coxão duro etc. Adicione diferentes temperos naturais, como orégano, salsinha, cebolinha, etc. fica super saboroso, saudável e prático.
Outra dica é o modo de preparo. Mesmo sendo caseiro, jamais faça-o frito, utilize formas antiaderentes e faça-os assados no forno, sem adicionar óleo.
Comparação de calorias, sódio e gordura:
Hambúrguer tradicional (1 ½ unidade)
Valor energético: 180kcal
Gordura: 5,3g
Sódio: 820mg
Hambúrguer caseiro (1 ½ unidade)
Valor energético: 150kcal
Gordura: 5g
Sódio: 368mg
6 – Salgadinhos de pacote
Os salgadinhos são muito consumidos entre as crianças, principalmente na escola, onde pode ser adquirido com muita facilidade. Mas não são só as crianças que consomem os salgadinhos de pacotes, os adultos também consomem e muitos trocam refeições por um pacote de achando que estão ingerindo uma nutrição adequada.
Os salgadinhos de pacote possuem muito sódio na sua composição, trazendo, a longo prazo, muitos malefícios a saúde como hipertensão, ganho de peso, aumento do colesterol e etc.
Este tipo de produto deve ser consumido muito raramente. Uma dica é sempre observar a quantidade de sódio no rotulo nutricional do produto. Se tiver mais do que 400mg em 100g, passe longe. Infelizmente, a maioria destes salgadinhos extrapolam nessa quantidade de sódio. Alguns chegam a ter mais de 500g de sódio em apenas 20g.
Troca inteligente: Prefira pipoca caseira ao invés de salgadinhos de pacote, além de ser mais saudável, é nutritiva e saborosa.
Dica para o preparo de pipoca caseira: prefira o milho orgânico e utilize óleo de coco para prepara-la. Use o sal com muita moderação e experimente adicionar temperinhos naturais como açafrão, manjericão, fica uma delícia!
Comparação de calorias e sódio:
Salgadinhos de pacote (20g – os valores sofrem alterações conforme marca e tipo)
Valor energético: 98kcal
Sódio: 501mg
Pipoca caseira (1 xícara de chá)
Valor energético: 55kcal
Sódio: 86mg
7 – Molhos prontos para salada
Muitas pessoas consomem os molhos para saladas industrializados sem se dar conta dos malefícios que possa estar por trás dessa mistura.
Estes devem ser evitados pois são ricos em sódio, açúcares, aditivos, corantes, aromas artificiais, entre outras substâncias, além de possuírem muitas calorias desnecessárias num prato de salada.
A longo prazo, podem causar ganho de peso, hipertensão, diabetes, problemas estomacais, etc.
Troca inteligente: Faça seu próprio molho em casa. Super rápido, prático, saudável e livre de todos esses compostos tão ruins à saúde.
Mas lembre-se, mesmo sendo um molho caseiro, deve-se consumir sempre com moderação !!
Comparação de calorias e sódio:
Molho para salada industrializado (2 colheres de sopa – os valores vão alterar conforme marca)
Valor energético: 160kcal
Sódio: 324mg
Molho caseiro para salada tipo: mostarda com laranja (2 colheres de sopa)
Valor energético: 41,8 kcal
Sódio: 31,2mg.
Sobre Sibele Carteiro: Graduada pela Universidade Nove de Julho e Pós Graduanda em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto VP, realiza atendimento clínico com foco na elaboração de cardápios personalizados, Home Care e ministra palestras de nutrição, saúde e bem-estar em instituições e empresas. Trabalhou no setor alimentício como auxiliar no fornecimento de informações técnicas e demonstrativas de produtos e em instituições médicas conferindo dietas enterais e parenterais, análise de exames bioquímicos, cálculo das necessidades nutricionais, prescrição dietética e formulação de dietas específicas para atletas. Participou de importantes congressos brasileiros de nutrição, curso de gastronomia e gestão nutricional.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário