Dica
Perfumando sua receita com limão siciliano
por Sofia Pedroso
Eu lembro que não muito tempo atrás eu nunca havia comido limão siciliano e nunca havia encontrado em mercados pelo país.
Ou seja, recentemente a indústria começou a importa-los.
Para nossa alegria, hoje, o limão siciliano é fácil de ser encontrado (pelo menos nos grandes Centros) mas seu valor é bastante superior ao limão tahiti. Quase como um iguaria, o limão siciliano é o queridinho de muitos chefs.
Um fato curioso: Apesar de seu nome nos remeter a cidade do sul da Itália, Sicilia, o limão siciliano tem origem no Sudeste da Ásia, provavelmente no sul da China, ou Índia.
Ele não é produzido no Brasil, pois o clima tropical não é ideal para seu crescimento, que floresce em regiões mediterrâneas e secas.
Totalmente amarelo e um pouco maior do que o limão tahiti, o siciliano é também mais delicado. Possui um caldo e um sabor mais suave e, além disso, suas raspas também trazem perfume para as receitas.
Versátil, ele combina muito bem com peixes, molhos com queijo e para realçar o sabor de legumes. No final de um preparo de risoto, por exemplo, experimente espremer o caldo do limão quase no fim.
Para completar, raspe a casca em cima para dar perfume e um toque. A dica é que em receitas bastante gordurosas, o limão siciliano serve como um adstringente, trazendo mais suavidade e frescor.
Em doces, ele combina maravilhosamente. Seu perfume traz suavidade em sobremesas que levam muito leite e açúcar. Em bolos, tortas, sorvetes, o limão siciliano é praticamente uma covardia.
E claro, não poderia falar do clássico Limoncello. O licor de limão é produzido originalmente no sul da Itália, especialmente na região do golfo de Nápoles, na Costa Amalfitana e nas ilhas de Ischia e Capri, mas também é produzido na Sicília e na Sardenha.
Ou seja, um produto 100% italiano. É feito à base de limão, álcool, água e açúcar; deve ser mantido no congelador e, consequentemente, bebido bem gelado. Uma delícia nos dias quentes.
Se você tinha alguma dúvida de como usar esse limão, provavelmente você vai usar sem medo agora. E em tudo : )
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário