Alimentação e Saúde
Erva doce: muito além do chá
por Sofia Pedroso
Sabe o cházinho de erva doce? Sabia que ele pode servir para muitas outras coisas fora o seu delicioso sabor.
Também conhecida como anis e funcho, a erva doce é uma planta que floresce principalmente em terras russas.
Segundo os egípcios antigos, esta erva teria poderes de afastar os pesadelos. Provavelmente seus avós, e muitas pessoas mais antigas, tinham o hábito de dormir com a erva debaixo do travesseiro.
Atualmente é super fácil encontrar almofadas aromatizadas com seu cheiro, que também estimula o relaxamento do corpo.
Você sabia que todas as partes da erva doce são comestíveis? O bulbo da erva doce é comido cru, cozido ou grelhado. Além de ser acrescentado em vários guisados e molhos. Huum!
As sementes, porém, são usadas como uma especiaria importante em vários pratos de legumes e molhos quentes.
Mas os poderes dessa erva vão muito além.
Ela é capaz de aliviar os gases, pois contém anetol, substância que ajuda na absorção dos nutrientes e também diminui a inflamação no estômago e intestinos, ajudando também no combate a cólica intestinal
A erva doce pode reduzir o risco de câncer de mama e de ovário por conta dos flavonoides presentes no bulbo e nos talos. Eles são semelhantes ao estrógeno (hormônio presente na mulher) e diminuem, portanto, o risco nas mulheres.
Agora nessa época de frio, muitas pessoas começam a ter problemas respiratórios. A erva também é conhecida por evitar problemas desse tipo.
Ela contém vários óleos essenciais, como cineol e anetol, que ajudam no fornecimento de calor para o corpo. Bronquite, tosse e frio podem ser mantida à distância pelo consumo da erva doce, ajudando a proporcionar um efeito calmante para a passagem garganta e nasal.
Se você está amamentado, segue a dica: a erva doce é benéfica, uma vez que promove a produção de leite. Além disso, também ajuda na regulação do ciclo menstrual e dos hormônios.
E o melhor: a ela é fácil de ser encontrada em mercados. Se for comprar inteira, prefira os bulbos um pouco mais duros. No caso do chá, se possível, compre a erva fresca, melhor que as de saquinho.
Ah, a natureza <3
| via Saúde Dica
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário