Inovação
Primeiro cervejoduto do mundo promete bebida grátis
por Redação
Na última sexta-feira (16), Bruges (Bélgica) ganhou o primeiro “cervejoduto” do mundo. Com aproximadamente 3 quilômetros de extensão, os dutos transportam a bebida de De Halve Maan, uma das cervejarias mais antigas do país localizada no centro de Bruges, até a engarrafadora, no subúrbio da cidade.
Para fazer acontecer o primeiro “cervejoduto” da história, a empresa recorreu ao financiamento coletivo (crowndsourcing) e prometeu cerveja grátis para quem contribuísse com o projeto, que custou aproximadamente US$ 4,5 milhões. Mais de 500 pessoas apostaram na construção do cervejoduto e, cada uma delas, vai receber cerveja de graça pelo resto da vida!
Cada valor da contribuição, corresponde a um período de cervejas grátis. “Quem fez um pequeno investimento, por exemplo, receberá algumas latas de cervejas todos os anos no dia do aniversário. Quem pagou a cota máxima, vai receber uma garrafa de cerveja diária pelo resto da vida“, explicou Xavier Vanneste, diretor da De Halve Maan, empresa criada no século XVI.
A ideia dos dutos surgiu para reduzir custos com transporte em Bruges, cidade medieval com ruas apertadas que recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano, o que dificulta, ainda mais, o transporte de mercadorias. De acordo com Xavier Vanneste, o “cervejoduto” vai transportar, por hora, o equivalente a 12 mil garrafas de cerveja e vai trabalhar 24 horas por dia.
Uma cervejaria do século 16, mas com um projeto inovador e financiado por prometer distribuir cerveja grátis. Genial!
| via Folha
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário