Comportamento
Quando uma mosca pousar na sua comida…
por Valéria Scavone
…Não coma!
Entenda o porquê você não deve continuar a comer se uma mosca pousar na sua comida.
Ninguém gosta de moscas zumbindo ou — argh! — pousando na comida. Além de ser nojento, pode ser perigoso para a saúde, sabia?
Um estudo recente revelou que, quando uma mosca pousa na sua comida, não é apenas repulsivo, nojento, é também carregado de germes.
Mas será que você precisa jogar seu sanduíche fora imediatamente ou pode simplesmente afastar o inseto e continuar comendo?
Para responder a essa dúvida, consultei um epidemiologista de saúde pública e um entomologista, e, sim, há envolvimento de fezes e outros fluidos corporais.
Continue lendo para descobrir o que realmente acontece quando uma mosca pousa na sua comida. Entenda se isso pode te deixar doente e como reagir quando esse inevitável momento ocorrer.
O que acontece quando uma mosca pousa na sua comida?
Você já ouviu falar que quando uma mosca pousa na sua comida, ela vomita?
Sim. Isso é verdade.
Segundo Brian Labus, PhD, professor assistente de epidemiologia na Universidade de Nevada, Las Vegas, “quando uma mosca come, ela regurgita enzimas digestivas na comida“.
Além disso, essas enzimas podem conter restos do que ela comeu anteriormente, que pode ter sido algo cheio de patógenos.
Antes de vomitar, a mosca usa suas antenas para provar a comida com sensores de gosto em suas patas, de acordo com o entomologista Julian Shepherd, PhD, professor de ciências biológicas na Universidade de Binghamton.
Se o gosto agrada, ela estica sua língua (chamada probóscide) e cobre a comida com saliva contendo enzimas digestivas.
E tem mais: “A mosca também defeca na sua comida“, completa Shepherd. Felizmente, ele tranquiliza que as quantidades são muito pequenas.
Quais Doenças as Moscas Podem Espalhar?
Além de regurgitar e defecar na comida, as moscas podem espalhar doenças como salmonela, E. coli, parasitas e disenteria.
Um estudo de 2023, publicado na revista Microorganisms, mostrou que as moscas podem transmitir bactérias, inclusive cepas resistentes a antibióticos.
Como explica Labus, “as moscas são vetores que movem doenças de um lugar para outro, e por viverem perto de humanos, podem espalhar patógenos entre pessoas, animais e o ambiente“.
Apesar disso, moscas compartilham uma quantidade muito pequena de germes. E, no caso de intoxicação alimentar, o ditado “a dose faz o veneno” se aplica.
Quando é melhor descartar a comida?
Em alguns casos, o pouso de uma mosca pode espalhar germes suficientes para causar doenças, mas frequentemente elas apenas iniciam uma cadeia de eventos que torna possível a contaminação.
“Pode não haver bactérias suficientes para causar dano imediato, mas se a comida ficar exposta à temperatura ambiente por muito tempo, essas bactérias podem se multiplicar até atingir um nível perigoso“, explica Labus.
Se uma mosca pousar na comida após ter estado em um lixo ou em fezes de animais, descarte-a imediatamente. Nesses casos, a contaminação é mais óbvia e perigosa.
Como proteger sua comida de moscas?
Para evitar que moscas pousem na sua comida, medidas simples como: usar telas nas janelas e armadilhas pegajosas podem ser eficazes.
Em churrascos e piqueniques, mantenha os pratos cobertos sempre que possível e certifique-se de que os alimentos estão em temperaturas adequadas para evitar a multiplicação de bactérias.
Outros insetos que merecem atenção
Há insetos piores que moscas para se preocupar. Os mosquitos, por exemplo, podem transmitir doenças graves como o vírus do Nilo Ocidental, malária e dengue. Além disso, os carrapatos podem transmitir doenças fatais, como febre maculosa e babesiose.
Sobre os Especialistas:
Brian Labus, PhD, é professor de epidemiologia na Universidade de Nevada, com mais de 20 anos de experiência em doenças infecciosas.
Julian Shepherd, PhD, é professor de ciências biológicas na Universidade de Binghamton e tem experiência no estudo de insetos transmissores de doenças.
Conclusão:
Embora o pouso de uma mosca na comida seja repulsivo e possa espalhar germes, em muitos casos a quantidade de bactérias é insignificante. No entanto, tome precauções para evitar a exposição prolongada da comida e fique atenta(o), mas sem paranóias.
Informação nunca é demais.
Repasse para quem você acha que será importante saber sobre os cuidados.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário