Alimentação e Saúde
Quem bebe café, vive mais
por Redação
Porque o café é uma das bebidas mais saudáveis do planeta. É mais que apenas o líquido escuro com cafeína. Café, na verdade, contém centenas de compostos diferentes, alguns dos quais têm benefícios importantes à saúde.
Vários estudos têm mostrado que as pessoas que bebem mais café vivem mais e têm um risco reduzido de doenças, como Alzheimer e diabetes.
O Café é uma fonte importante de antioxidantes
Quando a água quente atravessa ao pó de café durante a preparação, as substâncias presentes misturam-se com a água e tornam-se parte da bebida. Muitos destes compostos são antioxidantes que protegem o corpo contra a oxidação, o que envolve os radicais livres que prejudicam as moléculas do corpo.
Sem entrar em detalhes complicados, acredita-se que a oxidação seja um dos motivos do envelhecimento precoce e doenças comuns, como câncer e as do coração. Café, acredite ou não, é a maior fonte de antioxidantes da dieta ocidental, superando, até, frutas e legumes.
Quando você oferece a si mesmo uma xícara de café, você não está recebendo apenas cafeína, mas sim, um monte de outros compostos benéficos, como antioxidantes poderosos.
Estudos e pesquisas provaram que, quando as pessoas bebem café, têm menor risco de morrer de uma série de doenças graves. Um estudo inovador publicado no New England Journal of Medicine em 2012, concluiu que:
Dos 402.270 indivíduos, entre 51 e 70 anos de idade observados durante 12-13 anos, os que beberam mais café tiveram, significativamente, menos chance de morrer do que aqueles que não consumiram café durante mais de uma década.
Após analisarem causas específicas das pessoas que morreram neste grupo de mais de 400 mil pessoas, foi descoberto que os bebedores de café tinham menos probabilidade de morrer de infecções, lesões, doenças respiratórias, diabetes, AVC e doenças cardíacas.
O ideal é consumir de 4-5 xícaras de café por dia. No estudo citado acima, 12% das mulheres e 16% dos homens tiveram o risco reduzido de contrair doenças ou morrer “antes da hora”. Beber 6 ou mais xícaras por dia não forneceu nenhum benefício adicional.
Mesmo assim, o consumo moderado de café (1 xícara por dia, por exemplo), foi associada com um risco reduzido de morte de 5 -6%. O que mostra que, mesmo consumindo o mínimo, já é suficiente para ter algum efeito positivo no organismo.
O benefício não está associado à cafeína, portanto é válido, também, para o café descafeinado. Ambos tiveram o mesmo resultado benéfico.
Claro que este é um estudo observacional e que não pode provar que o café causou a redução do risco de doenças e morte. Mas, pela amostragem, é uma boa garantia de que o café não existe para ser considerado vilão da nossa saúde.
Portanto, o café não só acrescenta anos à sua vida, como também, pode acrescentar vida aos seus anos.
Vai uma xícara de café?
| via Authority Nutrition
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário