Na Cidade Com Amor
Massimo Bottura inaugura hoje no Rio, restaurante onde cozinhará com sobras de alimentos
por Redação
Abre hoje no Rio de Janeiro, o Refettorio Gastromotiva, uma espécie de laboratório que irá reaproveitar sobras de alimentos para recriar outros pratos. E quem está à frente deste projeto incrível é Massimo Bottura, chef do Osteria Francescana, eleito o melhor restaurante do mundo pelo 50 Best.
A essência do Refettorio resume-se em “tornar visível a comida invisível”. Os pratos servidos no restaurante terão ingredientes provenientes do excedente de mercados ou cozinhas profissionais.
Além do conceito sustentável, a casa tem outro diferencial que chama a atenção: no almoço, o restaurante será aberto para todos e, no jantar, apenas para a população menos favorecida.
Transformar mangas, que seriam jogadas fora, em sorvetes deliciosos. Cascas de banana, chutney. E assim será a inteligência por trás da ideia de reconstruir receitas à partir de alimentos que teriam as lixeiras como destino. Para a elaboração dos pratos, o Refettorio terá os alunos da Gastromotiva na cozinha do restaurante e contará com o auxílio de chefs convidados, que receberão os ingredientes pela manhã para criarem a entrada, prato principal e sobremesa.
O projeto segue os moldes do Refettorio Ambrosiano, criado por Massimo Bottura, que utilizou ingredientes excedentes da Expo Milão para criar pratos e servir a população pobre do subúrbio da cidade italiana. No Rio de Janeiro, o Refettorio Gastromotiva irá aproveitar alimentos excedentes dos eventos das Olimpíadas e Paraolimíadas, além de parcerias entre organizações, mercados e sacolões.
Hoje, Massimo Bottura cozinhará no Refettorio Gastromotiva para a população carente da região. Nos próximos dias, estão previstos a presença na cozinha do restaurante de chefs como Alex Atala (11/8), Leo Paixão (13/8), Rafa Costa e Silva (14/8), Alberto Landgraf (15/8) e Alain Ducasse. Em outubro, Albert Adrià e, em fevereiro de 2017, Ferran Adrià.
“Vamos unir a comida, o conhecimento do chef, o jeito de pensar da minha avó, a visão do artista: é o que faremos” – Massimo Bottura.
Aplausos e medalha de ouro para todos os envolvidos <3
:: SERVIÇO ::
Refettorio Gastromotiva
Rua da Lapa, 108
Lapa – Rio de Janeiro, RJ
| via Folha
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário