Acontece
São Paulo terá sacolinhas recicláveis nos supermercados
por Valéria Scavone
Em até 60 dias, as sacolinhas plásticas distribuídas na capital paulista serão recicláveis. Segundo o prefeito Fernando Haddad, a medida atende pedidos de estabelecimentos e consumidores.
Padronizadas em cores, dimensões e material, as sacolinhas terão impressas informações dizendo qual tipo de material poderá ser descartado quando utilizadas como recipiente para lixo doméstico.
As sacolinhas recicláveis só poderão ser utilizadas para descartar o lixo encaminhado para a coleta seletiva e serão processadas junto com os outros materiais recicláveis na estação de triagem inaugurada este ano.
A nova medida, que tem como principal objetivo diminuir a produção de sacolas que degradam o meio ambiente e reeducar a população quanto à reciclagem, inclui multas de R$ 50 caso haja desrespeito por parte dos paulistanos.
A decisão da prefeitura diz respeito à lei de 2011 que proíbe a distribuição deste produto. A solução foi formatar a ideia da continuidade de sacolas plásticas nos estabelecimentos, transformando-as em objetos biodegradáveis.
“É o conceito da economia circular. A coisa não sai da economia, é ambientalmente sustentável e o consumidor não é prejudicado”, diz Fernando Haddad.
Para descartar lixo orgânico, será necessário a aquisição de outras sacolas, que não as distribuídas conscientemente nos supermercados. Caso o cidadão utilize as sacolinhas recicláveis de forma errônea, estará desrespeitando a legislação e será multado por isso.
A prefeitura promete fazer campanhas educativas para a nova mudança e afirma que, a coleta seletiva que hoje atende 42% das casas paulistanas, alcançará, até 2016, a totalidade dos domicílios da cidade.
Fernando Haddad, estamos orgulhosos de você!
[via Estadão]
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário