Acontece
Vítimas do terremoto no Nepal necessitam urgentemente de água e comida
por Redação
No último sábado, um terremoto de tremor de magnitude 7,8 afetou mais de 8 milhões de pessoas no Nepal – mais de um quarto da população do país.
A catástrofe, que deixou quase 10 mil mortos, afetou gravemente as áreas rurais: 90% das pessoas foram afetadas pela calamidade, que foi o pior acontecimento dos últimos 81 anos no país.
“De acordo com as estimativas iniciais e com base no último mapeamento de intensidade do terremoto, 8 milhões de pessoas em 39 distritos foram afetadas, das quais mais de 2 milhões estão em 11 distritos gravemente afetados“, anunciou o último relatório do coordenador local da Organização das Nações Unidas.
As equipes de resgate seguem buscando vítimas do terremoto em Nepal e nas zonas mais remotas do país. “Recebemos pedidos de ajuda de todos os lugares (…) Mas ainda não estamos sendo capazes de iniciar o resgate em muitas áreas porque nos faltam equipamentos de socorro“, disse Sushil Koirala, primeiro-ministro do Nepal.
Enquanto isso, milhares de sobreviventes alojam-se do jeito que podem em lojas, postos de gasolina e lugares que restaram da catástrofe, e esperam, desesperadamente, por ajuda médica e de doações de água e comida.
“Essas pessoas perderam suas casas, seus animais e os meios de obter comida. É muito difícil chegar até eles porque por conta dos deslizamentos de terra, eles estão isolados. E o vento e a chuva dificultam a chegada dos helicópteros“, disse Surya Mohan Adhikari, autoridade local no distrito de Gorkha.
“Nós não estamos conseguindo tratar de todos os feridos. Precisamos urgentemente de água, alimentos, medicamentos e barracas. As equipes de resgate estão chegando, mas precisamos de ajuda“, clamou Udav Prasad Timilsina, funcionário de Gorkha.
Estima-se que para a reconstrução será necessário cerca de 5 milhões de dólares – o equivalente a 20% do PIB nepalês.
“O terremoto teve um efeito devastador na economia do Nepal, que é uma nação pobre e com capacidade extremamente limitada de financiar com recursos próprios os esforços de recuperação“, disse Rajiv Biswas à agência AFP.
No momento, diversas organização de ajuda humanitária estão recebendo doações pela internet. Cada contribuição faz toda a diferença! Confira quais são elas:
CRUZ VERMELHA – A filial da organização no Nepal reforçou sua equipe para ajudar as vítimas do terremoto. Para <3 clique aqui.
UNICEF – A entidade está financiando o atendimento às crianças atingidas pelo terremoto. O esforço está no abastecimento de água, alimentos e atendimento à saúde. Para doar, você pode enviar um SMS com a palavra UNICEF para 27146 que o pessoal responsável entrará em contato com você para acolher a doação; pela Central de Atendimento no número 0800 605 2020, ou pelo site da organização – clique aqui.
SAVE THE CHILDREN – ONG que está inserida para dar assistência às crianças e famílias atingidas pelo terremoto. Para <3 clique aqui.
GLOBAL GIVING – Entidade criou fundo para ajuda humanitária imediata. Para <3 clique aqui.
HANDICAP INTERNATIONAL – Entidade que está instalada no Nepal desde 2000, possui 47 pessoas que estão ajudando hospitais locais. Para <3 clique aqui.
THE WORLD FOOD PROGRAMME – Organização focada em doação de alimentos também está direcionando ajuda para o Nepal. Para <3 clique aqui.
A esperança a gente vê na carinha dessa criança. Doe, salve vidas! Faça sua parte. Arranque um sorriso destas pessoas que, em meio aos escombros, vão sentir nosso abraço solidário <3
| via Ideal
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário