Curiosidade
7 Fatos curiosos que você ainda não sabe sobre Marshmallows
por Redação
Marshmallow é um docinho carnudo que, apesar de ter seu nome instituído no século XVI, teve sua origem no antigo Egito. Basicamente feito de água, açúcar, gelatina em pó, glucose de milho e essência de baunilha, o marshmallow é popular tanto entre crianças quanto adultos e podem ser comidos com ou sem acompanhamentos.
Além da origem, existem 7 fatos curiosos sobre marshmallows que, talvez, você ainda não saiba e a gente te conta agora, aqui neste post. Confira:
1. Civilizações antigas utilizavam marshmallows para tratar dores de cabeça, de dente, de garganta e tosse
A receita tradicional usava um extrato da raiz mucilaginosa da planta marsh mallow (Althaea officinalis). Mesmo sem nenhum relato épico sobre a prática médica para o tratamento de dores de cabeça, de garganta, de dente e tosse, o que se sabe é que os egípcios, romanos e gregos eram conhecidos por utilizar extratos da seiva da raiz de marshmallow como remédios curativos em forma de chá.
De acordo com pesquisadores, mesmo os marshmallows modernos (que não incluem a raiz em sua receita) podem, potencialmente, aliviar a dor de garganta por conter uma quantidade de gelatina capaz de aliviar a dor e a irritação.
2. Astronautas usam marshmallows como protetores nasais
Devido à pressão prejudicial na decolagem, os astronautas utilizaram, durante um bom tempo, marshmallow no nariz para proteger suas membranas nasais. Os docinhos são capazes de expandir no nariz, sem prejudicar a respiração, enquanto os astronautas estão passando pelo processo de descompressão.
3. Os marshmallows já foram considerados uma guloseima reservada apenas para a nobreza, deuses e faraós
Há milênios, a seiva do marshmallow foi usada para criar iguarias cristalizadas, mel e grãos, que não eram para crianças. E também, não estavam disponíveis para a maioria dos adultos. Os jovens do Egito, tinham que contentar-se apenas com ofertas naturais açucaradas, como figos, enquanto que estas especialidades eram acessíveis apenas para a nobreza, faraós e deuses.
4. Os marshmallows atuais, foram (re)criados na França e aperfeiçoados em Illinois
Em 1800, quando o doce foi apresentado ao mundo ocidental, as docerias francesas descobriram a receita e começaram a substituir a seiva da malva por gelatina. Em 1948, até quando a produção dos marshmallows era totalmente artesanal, o norte-americano Alex Doumak inventou a extrusão.
Neste processo, que dura cerca de 45 minutos e é utilizado até hoje, os ingredientes são cozidos a uma temperatura de 115ºC e a massa passa por tubos para receber injeções de ar que a deixam fofa e inflada antes de ser cortada e embalada.
5. Althaiofobia é o medo legítimo de marshmallows
Althaiophobia, é o nome dado ao medo de marshmallows. Sim, esta fobia existe e é mais comum nos estados da América do Norte e Central. BOO!
6. Há o Dia Nacional do Marshmallow
Claro, há dia nacional de tudo, como não ter do marshmallow? O dia do docinho carnudo é comemorado em 30 de agosto. Salvem a data : P
7. O maior marshmallow já feito, pesava cerca de 120 quilos
O maior marshmallow do mundo entrou no Guiness pesando 120 quilos, preparado em 4 horas e meia com a ajuda de 104 voluntários. O recorde foi feito lá na Pensilvânia em 31 de maio de 2014.
E dá-lhe marshmallow!
| via Tastemade
Compartilhe
Deixe um comentário
2 comentários
-
Por jerre luciano gomes | abril 28, 2017 às 10:39| Responder
Linda a história (tanto do doce qto do processo de extrusão). Será que tem alguma receita (executável) de marshmallow? (Que fique bonito e padronizado como na foto com a caneca de gatinho).
Por Romeu | abril 25, 2017 às 18:01| ResponderDeixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Nunca comi mas já perdi a vontade. Pensava que era de queijo… sempre via nos filmes, nos acampamentos: quem iria comer uma coisa doce?