Melhor feito em Casa
Morango feito em casa
por Redação
O morango, por si só, já é delicioso, mas ele também é um ótimo ingrediente para o preparo de sobremesas, saladas e molhos. Em tempos nos quais o agrotóxico está em pauta e nem sempre é possível adquirir produtos orgânicos com facilidade a gente te ensina a plantar e cultivar seu próprio pé de morango em casa!
O primeiro passo é saber o tipo de muda que você irá manter: há os morangos do tipo remontantes (que crescem continuamente entre junho e outubro) e os não remontantes (que produzem a fruta apenas uma vez ao ano, entre abril e junho).
Ambos os tipos requerem os mesmos cuidados, mas devem ser plantados em épocas diferentes. Os remontantes têm de ser plantados na primavera e os não remontantes no final do verão – preferencialmente em fevereiro e março.
Escolhida a muda, é preciso voltar às atenções ao espaço de plantio, que pode ser tanto cultivado no jardim, em uma área extensa, como num vaso na varanda. O local precisa ter contato direto com o sol de, pelo menos, seis horas diárias.
Caso opte por planta-lo em um ambiente que já tenha outros plantios é necessário preparar a terra para receber o morango. O solo não pode ter nenhum tipo de erva daninhas, larvas ou doenças. E jamais plante a fruta na mesma terra onde tenha sido cultivadas batatas, berinjela, pimentas ou tomate. É comum que o plantio desses vegetais tenha doenças que possam interferir na qualidade dos morangos. Portanto é preciso ter um intervalo de pelo menos três anos dessas plantações.
Tanto em terreno aberto como em vasinhos, a muda necessita de alguns cuidados específicos. Uma vez que o morango necessita de solo com temperatura mais fresca, é bom implementar uma camada protetora do solo para preservar a umidade da terra, controlar ervas daninhas e manter a fruta limpa.
Se plantar mais de uma muda, utilize um pouco de palha entre os morangueiros e você pode recorrer às redes anti pássaros também, para evitar que as aves biquem e estraguem a fruta.
Para brotar o morango precisa de solo equilibrado – nem seco e nem encharcado – e uma forma de garantir seu crescimento, além da rega, é plantar as raízes voltadas para baixo, em um amontoado controlado de terra. Se for plantado muito fundo, sua coroa pode apodrecer e se for plantado em pouca profundidade, pode secar.
Atente-se ainda ao dia da plantação, dando preferência a uma manhã fresca e nublada – condições atmosféricas que favorecem o transplante do pé. Retire raízes danificadas e apare as mudas para que não ultrapassem 10-12cms de comprimento.
O ideal é regar pela manhã, para que as folhas possam secar antes do anoitecer, evitando doenças na planta, pelo menos uma vez por semana. O solo precisa absorver a umidade da água, mas ter escoamento, para evitar que a planta encharque.
Fertilizantes são essenciais para o crescimento saudável da fruta. Faça a primeira aplicação junto ao plantio e a segunda depois de apanhar a primeira leva de morangos.
É comum as folhas murcharem durante o outono, mas suas raízes sobrevivem aos meses mais frios e voltam a florescer com a chegada da primavera.
Assim como o plantio e os cuidados cotidianos, a colheita requer atenção. Opte por fazê-la pela manhã, em dias frescos – colhidos no calor os morangos são pisados mais facilmente e duram menos tempo – e apanhe cada fruta cuidadosamente.
Se não for consumir imediatamente, conserve-os à sombra ou na geladeira logo após a colheita. O ideal é consumi-los em até três dias.
Morangos em casa <3
| via O Meu Jardim
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por Morango feito em cas | abril 20, 2017 às 11:25| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
[…] atrás foi divulgado no site R7 a notícia “Morango feito em […]