Faz e come (DIY)
A viagem em Buenos Aires continua
por Redação
Cozinheiro da Casa Cardozo, em Porto Alegre, fui escalado como correspondente do Comendo com os Olhos, para encontrar a boa mesa em Buenos Aires, na Argentina.
Minha meta: escrever, para vocês, sobre os bons restaurantes de Buenos Aires. Já falei, AQUI, sobre o italiano Primafila e hoje é dia do peruano Sipan!
O Sipan tem três endereços: Punta del Este (Uruguay), no centro de Buenos Aires (Argentina) e no bairro de Palermo, também em Buenos Aires (Argentina).
Visitei o Sipan Palermo, que fica junto ao Palermitano Hotel.
O restaurante é muito bonito e tem uma equipe super atenciosa. A decoração mistura um pouco do moderno com objetos típicos peruanos, é colorida e elegante ao mesmo tempo. A luz é baixa, o que deixa o clima bem intimista. Prejudicou um pouco as fotos que vou mostrar aqui, mas se você não estiver escrevendo e fotografando, como eu estava, essa luz irá apenas melhorar a sua experiência.
Antes de chegar eu já sabia que o Sipan foi premiado, pelo governo Peruano, como o melhor “peruano” da Argentina e um dos TOP 10 do mundo. Também já sabia que aqui a cozinha é “aberta” e você pode, de algumas mesas, observar a arte do Chef, e sua equipe, preparando os pratos. É o conceito “open kitchen”!
A proposta de Pedro Morando (o proprietário) é contemplar paladares exigentes, então me preparei para o melhor. O cardápio da casa foi elaborado com ceviches, sushis e pratos de peixes e frutos do mar, sua especialidade. Também tem um bar, com ótimos drinks. Os melhores são à base de Pisco, a bebida típica peruana.
Começamos com pequenas porções que mostram todo o cuidado e sabor da cozinha do Sipan.
Tiracuyá (salmão com mel, maracujá e massa filo crocante), diz no cardápio que é um dos orgulhos da casa. Eu acredito!
Também veio a mesa uma porção de “canchitas”, um milho peruano. Você não vai acreditar como esse milho é bom, então eu não vou nem perder o meu tempo escrevendo, quando chegar lá, peça!
Depois passamos para o sushi, aqui chamado de Roll. Pedimos o Roll Rosita, com salmão defumado, queijo, avocado e coberto com polvo gratinado. Muito bom!
Agora é a vez do “craque” da casa: o Ceviche do Sipan. Com camarões e mariscos, muito frescos, mais cebola roxa e “canchitas” (o tal milho peruano da entrada). Se a casa for famosa por esse prato, é com toda razão…
Continuando a “experiência Sipan”: Parrilla de Mariscos Anticucheros (polvo, lula, camarão, batata e milho (todos grelhados e com molho criollo). O sabor da “parrilla argentina”, com frutos do mar típicos do Peru.
Mais um prato e mais uma mistura de sabores sensacionais. Arroz Marinero Sipan!
Arroz cozido com Ají Amarillo (uma pimenta peruana), cebola e alho. Mariscos e um toque de manteiga e parmesão. Além de vieiras gratinadas servidas com gomos de limão. Um prato maravilhoso, como todos o que tivemos o prazer de degustar nessa “experiência Sipan”.
Se você ainda conseguir provar uma sobremesa, depois de toda essa comida (maravilhosa), a pedida é Suspiro Limeño. Eu consegui.
E se um doce tem que ser bem doce, esse venceu o desafio. A sobremesa popular peruana, com leite condensado, creme de gemas e vinho do Porto.
Eu falei nesse post, algumas vezes, em “experiência Sipan”. E não é um exagero.
A experiência pelos ingredientes, técnicas e sabores peruanos é inesquecível e o Sipan está à altura de tudo que se fala dele e todos seus prêmios. Se você vem para Buenos Aires, gosta de frutos do mar, ótima cozinha e bom atendimento, não deixe de visitar o mais famoso peruano de Palermo. O Sipan surpreende…
Sipan Cevichería Peruana.
http://www.sipanrestaurants.com/
Endereço: Uriarte 1648, Palermo, Buenos Aires.
A conta: $ 500,00 (pesos argentinos) por pessoa, com bebida.
Vale? Sim, vale muito a visita!
:: Agradecimentos: Josefina Gortari & Gastronomique Comunicación ::
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário