Acontece
Ação do bem distribui 15 mil pães em SP
por Valéria Scavone
Hoje, no Dia Mundial do Pão, uma ação do bem distribuiu 15 mil unidades do alimento que surgiu há 6 mil anos atrás na Mesopotâmia, atual Iraque.
Para quem passou na região da Paulista, mais precisamente no MASP, recebeu três pães que foram distribuídos pela Sampapão – Entidade representativa dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo.
Junto com os pães franceses, versão que conquistou o coração dos brasileiros, foi distribuído também, um folheto com a história e curiosidades afim de incentivar a população à informação da origem desse alimento.
O pão é o produto alimentício resultado do cozimento da farinha com água e sal de cozinha. Surgiu há 6 séculos quando alguém na Mesopotâmia resolveu misturar a farinha de trigo com o fruto do carvalho. Eram alimentos duros, secos e não poderiam ser consumidos logo depois de prontos por serem bastante amargos.
Foi então que foi introduzida a água fervente no cozimento e, depois, a massa era exposta ao sol para secar para serem assadas sobre pedras quentes.
A fermentação do pão, o segredo principal, nasceu no Egito por acidente depois de ficar exposto ao ar e passar por alterações. A industrialização do alimento veio com o aparecimento de máquinas no século XIX.
Hoje, o pão é um dos alimentos mais consumidos no mundo todo e merece um dia especial só dele. Por isso, vamos ensinar à vocês como fazer em casa um pão de verdade. A receita é da 9AD878, chef que tive o prazer de conhecer há uns 8 anos atrás quando trabalhamos juntas no restaurante Maní.
Escolhi a versão integral pra vocês. Clique aqui e aprenda como faz!
O Dia Mundial do Pão foi instituído pela UIB – Union Internacionale de La Boulangerie et de La Boulangerie-Patisserie – entidade representante mundial do setor de panificação.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário