Acontece
Açúcar, o doce veneno do século XXI
por Valéria Scavone
Segundo Paul van der Velpen, chefe do serviço de saúde de Amsterdã, na Holanda, o açúcar é a droga mais perigosa dos nossos tempos.
Um dos responsáveis pelas doenças crônicas que mais levam à morte no mundo, o açúcar pode causar diabetes, câncer, problemas do coração e outras sérias complicações. Sua ingestão no dia a dia é tão pesada que é comparada aos malefícios promovidos pelo álcool.
Nos últimos cinquenta anos, o consumo do açúcar triplicou. Com estes dados assustadores, pesquisadores da saúde defendem que o uso do alimento deve ser regulado, assim como o cigarro e o álcool, conter taxação de produtos industrializados açucarados, limitar a venda nas escolas e definir uma idade mínima para a compra de refrigerantes.
Pode parecer radical, mas com o alto índice de causador de doenças graves, esta medida indica um caminho para que se inicie uma consciência quanto ao uso do açúcar.
A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, irá implementar, daqui a alguns meses, que as propagandas de bebidas com baixo teor nutricional e alimentos com elevadas quantidades de açúcar, gordura saturada, gordura trans e sódio deverão modificar suas informações aos consumidores.
Quando a publicidade for veiculada, a nova lei diz que bebidas e alimentos não poderão ser relacionados à símbolos que causem uma interpretação falsa ou equivocada quanto às suas composições, qualidade e origens. Ao divulgar os alimentos, as empresas deverão alertar sobre o perigo do consumo excessivo do açúcar, a droga mais perigosa dos nossos tempos.
Na segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, assinado pelo Ministério da Saúde, a orientação é simples e direta: ao temperar e cozinhar alimentos, o ideal é usar o açúcar em pequenas quantidades.
O açúcar age diretamente no hipotálamo, região do sistema nervoso que atua no controle da fome, e faz com que o indivíduo passe a comer mais e aumente as chances de desenvolver a obesidade – doença que atinge 46% da população brasileira.
Dentre os vícios que muitas pessoas possuem de ter prazer somente se algo estiver adoçado, resolvi eliminar um deles da minha vida: desenvolvi o hábito de evitar ao máximo o consumo de açúcar. Para isso, comecei a estimular e permitir que minhas papilas gustativas sentissem o sabor real dos alimentos para ter sensações menos mascaradas.
Parece difícil, mas na verdade, é que estamos acostumados ao sabor doce do suco, do café, das vitaminas,do refrigerante, e etc.
Acho que vale você se dar uma chance! Comece pensando que, além de você estar eliminando uma substância venenosa que está presente 24 horas por dia na sua vida, você está se dando a oportunidade de experimentar novos sabores. E ainda evita e previne as doenças que mais matam no mundo.
Pense nisso!
:)
Compartilhe
Deixe um comentário
3 comentários
-
Por Valéria Scavone | julho 11, 2024 às 13:47| Responder
Apenas a sacarase ou tudo isto se aplica a glicose tambem?
Por francisco | novembro 5, 2013 às 20:12| Responder-
Francisco, apenas sacarase.
Por Valéria Scavone | julho 11, 2024 às 13:48| ResponderDeixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Francisco, apenas sacarase.