Alimentação e Saúde
Guia para a substituição do açúcar refinado
por Redação
O açúcar refinado está presente em nosso dia dia em mil e uma receitas. Nos anos 70, um livro deu muito o que falar: Sugar Blues, escrito pelo americano William Dufty. Segundo ele, o inimigo número 1 da saúde é o aparente e inocente açúcar refinado.
Estudos posteriores confirmaram que, se não era o responsável por inúmeras doenças, como alegava Dufty, o alimento era ainda assim nocivo se consumido puro ou em grandes quantidades. A verdade é que o açúcar refinado é um alimento calórico e sem nenhum valor nutricional.
Mas a natureza está aí para nos oferecer uma série de outras alternativas para adoçar a nossa vida. Experimentar é sempre bem vindo e divertido, mas não é em qualquer receita que os diferentes açúcares vão bem. Veja os prós e contras de alguns tipos.
MEL
Prós: O mel é poderoso. Ele é rico, intenso e viscoso. Sua variação é infinita, do frutado ao floral, você tem muitas opções.
Contras: Você não pode usar mel em receitas que pedem o processo de bater junto a manteiga com o açúcar. A troca seria inútil pois o que trás o aspecto “cremoso” e fofo dessa mistura de manteiga e açúcar é o granulado do açúcar. O grânulo cria bolhas de ar que se expandem quando batidos contribuindo para a fofura dessa mistura. O mel não consegue trazer esse aspecto.
Ele é melhor para: Bolos do tipo ‘loaf’, pudins e sorvetes.
Dica: Use o mel em bolos com sabor mais marcante, tipo um de café ou chocolate amargo.
Maple Syrup
Prós: O maple possui uma consistência incrível e é extremamente doce, mais doce que açúcar comum.
Contras: Assim como o mel, o maple não faz um “creme” em receitas que pedem grânulos de açúcar. E é caro.
Ele é melhor para: Caramelos, balas, sorvetes e pudins.
Dica: Maple é mais doce que açúcar, o que significa que você precisa usar menos quantidades (o que é bom, afinal é caro e difícil de encontrar no Brasil).
Melado de Cana
Prós: O melaço possui um gosto doce um pouco mais ‘forte’. Ele é escuro e denso e seu gosto um pouco mais amargo é ótimo para receitas de biscoitos. Quando misturado ao bicarbonato de sódio, o resultado é de uma massa super fofa e leve.
Contras: Algumas pessoas podem achar o gosto muito intenso.
Ele é melhor para: Gingerbreads e biscoitos no geral.
Dica: O melaço combina bem com o maple syrup para quebrar o gosto mais intenso. Ele é fácil de ser encontrado e não é tão caro quanto o maple.
Açúcar Mascavo
Prós: Talvez esse seja o substituto mais ‘fiel’ do açúcar refinado. Qualquer receita que pede açúcar comum pode ser feita a substituição pelo mascavo. Ele é ótimo para dourar os bolos e biscoitos por conta da sua cor mais escura. Barato e fácil de ser encontrado.
Contras: O gosto é muito parecido com o do melado, ou seja, ele é mais intenso, como se fosse ‘defumado’. Não é todo mundo que gosta.
Ele é melhor para: Biscoitos, bolos, pães, tortas.
Dica: Pode ser usado em qualquer receita que pede açúcar comum, esteja consciente que ele escurece o que esta sendo preparado.
Açúcar de Coco
Prós: O açúcar de coco possui baixo índice glicêmico, 35 comparado aos 58 do açúcar refinado, ou seja, faz muito bem para a saúde! Ele não tem gosto de coco (ótimo se você nao gosta da fruta)
Contras: Sua textura é mais macia que a do açúcar refinado, em receitas que pedem o mix de açúcar e manteiga, ele não da certo pois seus grânulos são mais suaves. Ele também da um aspecto mais ‘seco’ ao que é assado, diferente do açúcar mascavo que deixa mais molhadinho.
Ele é melhor para: Biscoitos e bolos
Dica: Compense seu aspecto mais seco com ingredientes molhadinhos como banana amassada e purês de fruta no geral. Quando ele queima seu cheiro é meio ruim, tenha cuidado na hora de derreter.
Está preparado para substituir o açúcar refinado? ; )
Compartilhe
Deixe um comentário
7 comentários
-
Por melado de cana | maio 17, 2017 às 13:24| Responder
-
<3
Por Valéria Scavone | maio 17, 2017 às 18:34| ResponderVenho acompanhando todos os seus post! Sao otimos :)
Cada dia venho aprendendo algo diferente em seu blog ;)Por Fernanda | maio 17, 2017 às 12:57| ResponderAdorei seu artigo, todo dia venho acompanhar seu blog :)
Tem otimas noticias que agrega muito valor para mim. Continue assim, com otimos post ;)Por Melado De Cana | maio 17, 2017 às 12:29| Responder-
Ahhh, que amor!
Fiquei feliz de saber que acompanha o Comendo com os Olhos e, mais ainda, de poder contribuir e agregar valor à você!
Feedbacks como o seu só alimentam a consistência de publicar artigos de qualidade.
Muito obrigada!
Beijo grande!Por Valéria Scavone | maio 17, 2017 às 12:56| Responder[…] Para saber todas as dicas de ingredientes que substituem o açúcar refinado, leia a matéria completa aqui. […]
Por Guia geral para a su | abril 13, 2015 às 18:01| Responder[…] Para saber todas as dicas de ingredientes que substituem o açúcar refinado, leia a matéria completa aqui. […]
Por Guia geral para a su | abril 13, 2015 às 17:51| ResponderDeixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Newsletter Powered By : XYZScripts.com
-
Otimo artigo.
Super recomendo seu blog :)