
Curiosidade
Afinal, qual é a origem das Festas Juninas?

por Redação
Festa Junina: ao contrário do que muita gente imagina, a comemoração não têm origem brasileira. Estudiosos e pesquisadores de festas e rituais, apontam o nascimento desta festa aos rituais antigos de povos germânicos e romanos. Em regiões campestres, eles prestavam homenagens aos deuses que abençoavam a fertilidade da terra para colher bons frutos.
Na antiguidade ocidental, esses ritos festivos eram comemorados na passagem do inverno para a primavera que, no centro-sul da Europa, acontece em junho. Balões feitos com papel de seda, fogueiras, danças, cânticos, faziam parte destes cultos aos deuses da fertilidade das terras. Com a cristianização dos romanos e dos povos bárbaros na transição da Idade Antiga para a Idade Média, este culto foi festivo foi apropriado pela Igreja Católica, que passou a diluir o culto aos deuses pagãos e direcioná-lo aos santos.
Como principal instituição do período medieval, a Igreja Católica foi capaz de criar, facilmente, uma doutrina cristã e, a religiosidade popular, absorveu profundamente essa transição festiva de culto pagão para os santos. E foi com mais intensidade que, na Península Ibérica no fim da Idade Média, essas tradições fixaram-se plenamente.
Em 1500, quando o Brasil foi colonizado pelos portugueses, a bagagem das festividades juninas foi enraizando-se em nossas terras e, estabelecendo-se com muita facilidade, começou a ganhar sua própria linguagem com comidas típicas, música, caracterizações e rituais. E, mesmo mantendo as tradições de celebrações aos santos, fez uma bela mistura de elementos das culturas africana, indígena e europeia. Assim, vem mantendo os ritos comemorativos de milênios de anos.
| via Wikipedia
Compartilhe

Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário