Acontece
Alimentos que você compra sem saber suas reais composições
por Redação
Se você ainda não é um leitor assíduo de rótulos, por gentileza, comece a praticar esse bom hábito. Além de saber a real composição dos produtos que você está comprando, você começará a ficar mais exigente às verdades por trás de diversos rótulos bonitos.
Nesta lista feita pela BuzzFeed, você vai conhecer 10 alimentos que você compra, mas na verdade, pode estar sendo enganado se deixar de ler a lista de ingredientes e fixar-se somente nas imagens.
Olha só:
1. Requeijão
Na composição real, o requeijão deveria vir apenas com derivados do leite. Mas na maioria das vezes, vem com derivados vegetais, como o amido. A descrição você pode ler na lateral da embalagem.
2. Leite com chocolate
Sempre fique atento às descrições na embalagem. Se estiver escrito “bebida láctea”, continue lendo. Provavelmente será uma mistura de soro de leite com leite em diversas formas, como leite reconstituído ou em pó.
3. X-picanha congelado
Não se deixe levar pela imagem. Na embalagem eles lançam a real: “sanduíche de carne bovina e de carne de frango sabor picanha e queijo processado sabor cheddar congelado.”
4. Muçarela de búfala
A maioria das marcas admite, em letras menores, que a muçarela de búfala é composta com 80% de leite de vaca e apenas 20% de búfala…
5. Molho de mostarda
Segundo o Idec, os ingredientes que aparecem primeiro nas descrições das embalagens, são os que tem maior quantidade. Portanto, se você se deparar com “água, vinagre, açúcar, amido e sementes de mostarda”, já dá para saber o que você está ingerindo e em qual ordem.
6. Linguiça tipo calabresa
Truque linguístico. Não se engane! Na embalagem: “carne suína, carne mecanicamente separada de aves (…), proteína de soja. Ou seja, AVES! Nem frango é. Imagina porco…!
7. Mel
Fique atento ao comprar mel nos supermercados. Eles costumam estar dispostos lado a lado confundindo o mel de verdade com alimentos à base de glicose (muito processados e cheios de açúcar) e melado de cana. Cuidado!
8. Azeite
Mais uma vez, não se deixe levar por uma imagem bonita. Neste caso, as oliveiras. Alguns “azeites”, normalmente os mais baratos, podem conter em suas embalagens óleo composto de soja e oliva, onde o óleo de soja domina com 80%.
9. Cerveja
“Segundo a lei alemã de pureza, cervejas devem ser feitas apenas com água, cevada e lúpulo. Segundo instrução do Ministério da Agricultura, outros ingredientes podem ser usados, desde que não passem de 45%. A maioria das cervejas brasileiras, que trazem na embalagem o uso de ‘cereais não maltados’, são feitas com até 50% de milho”. – BuzzFeed
10. Iogurte
Se você ler no rótulo “bebida fermentada”, então não é iogurte. É quase isso. É igual ao “leite com chocolate” – bebidas lácteas levam soro de leite.
| via BuzzFeed
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário