Chapa Quente
Aprovada a lei que dispensa a identificação de produto transgênico nos rótulos
por Redação
Na última semana, o Brasil transformou-se em um país que decidiu cegar seus habitantes a fim de dar importância a interesses particulares de fabricantes de agrotóxicos, ruralistas e grandes empresas do ramo alimentício.
No dia 28 de abril, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que altera a legislação de rotulagem de transgênicos. De autoria do Dep. Luis Carlos Heize (PP-RS), a nova lei aprova que, apenas produtos que apresentem mais de 1% de transgênicos em sua composição final necessitam ser rotulados.
O símbolo “T” preto em um triângulo amarelo , que indica a presença de matéria transgênica nos produtos, deixa de ser obrigatório. Ou seja, a Lei priva o consumidor de seu direito básico: saber a real composição dos alimentos e optar se quer ou não consumir um produto ‘envenenado’.
Mas o que são os Transgênicos?
Em suma, transgênicos são organismos geneticamente modificados. Introduzidos na natureza, expõem nossa biodiversidade e nossa saúde a sérios riscos. O patrimônio genético das nossas plantas e sementes são alterados e perdidos aumentando, consequentemente, o uso abusivo de agrotóxicos.
É uma bola de neve: a agricultura e os agricultores ficam reféns das poucas empresas que possuem tecnologias, e a vida destes trabalhadores e de nós consumidores, é colocada em risco todos os dias.
Os transgênicos são cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza. É a modificação do DNA dos alimentos.
Eles são resistentes a agrotóxicos, possuem propriedades inseticidas e, o uso constante de sementes transgênicas transforma as ervas daninhas e insetos, mais resistentes, aumentando a dose do uso de agrotóxicos todos os anos.
Não por acaso, o Brasil transformou-se, em 2008, no maior consumidor mundial de agrotóxicos.
Então, Rotular os Produtos é o Mínimo, não?
Sim, e não é com orgulho e nem por livre e espontânea vontade, ou ainda, por indisciplina à alimentação que levantamos a bandeira de maiores consumidores de transgênicos do mundo.
Desde 1997, quando os transgênicos chegaram clandestinamente no Brasil, vários esforços foram feitos para que os produtos fossem identificados. E então, dando ao consumidor, o direito de saber se compra ou não um produto geneticamente modificado.
Em 2003, um decreto de rotulagem obrigou que alimentos que tivessem mais de 1% de transgênicos em sua composição, fossem identificados pelo “T” preto no triângulo amarelo.
Porém, a resistência das empresas foi muito grande e a grande maioria, não identifica seus produtos com o rótulo. No último dia 28 de abril, a Câmara dos Deputados aprovou, por 320 votos a 135, o projeto que altera as regras da lei de 2003 dando a liberdade da empresa decidir se rotula ou não seu produto como transgênico.
A bancada ruralista foi bem clara e disse que o rótulo prejudica as vendas aqui e no exterior. E ainda, afirmam que as organizações que têm o PRETEXTO (vejam bem) de informar o consumidor sobre os produtos transgênicos, acabam transformando o rótulo em CONTRAPROPAGANDA ¯\_(ツ)_/¯
O que está por vir?
O Projeto de Lei, aprovado do dia 28 de abril, está sendo encaminhado ao Senado. Se aprovado, todo mundo está sujeito aos riscos e danos à saúde por consumir alimentos envenenados sem saber.
Para vocês terem uma noção, de acordo com pesquisas recentes, o consumo de glifosato – pesticida presente em grandes quantidades na soja e no milho, causará autismo em 50% das crianças até 2025.
E a indústria está tentando, desesperadamente, esconder estudos condenatórios, enquanto 320 cabeças da Câmara do Senado aprova o desaparecimento do símbolo transgênico nos rótulos.
Quais são os Produtos com maior Incidência da Presença de Transgênicos?
Óleos, bolachas, margarinas, enlatados, pães, maisena, sobremesas de caixinha, canjica, milho, gordura vegetal, fubá, arroz e por aí vai.
Atualmente, cerca de 92,4% da soja e 81,4% do milho produzidos no Brasil, são de origem transgênica. Considere todos seus derivados como alimentos contaminados.
Mas e se Rotulassem os Alimentos que NÃO Contém Transgênicos?
Isto já existe e esta nova lei, que está para ser oficialmente aprovada no Senado, não veta as empresas que quiserem rotular, ou já rotulam, seus produtos. Mesmo assim, continuamos às cegas.
O que Podemos Fazer?
Nos unir ao IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e participar da campanha que está reunindo milhares de pessoas para que o Projeto de Lei 4.148/2008 seja rejeitado.
Para isso, temos que preencher o formulário no site do IDEC com nome, e-mail e cidade. Tomando esta atitude, estaremos protestando contra o fim da rotulagem dos transgênicos e pelo seu direito de saber o que está comprando.
Mas, e se Mesmo Assinando a Petição, a Lei For Aprovada?
BOICOTE! Caso seja oficialmente aprovada, teremos que vestir a camisa do boicote e rejeitar todo e qualquer alimento que possa ser transgênico.
Pelo direito de saber o que você está comprando assine a petição do IDEC. Quanto mais força consciente tivermos, maiores as chances de revertermos o quadro. E assim, termos o direito básico de saber o que estamos comprando e, assim, optar por uma alimentação menos envenenada.
| via Greenpeace, IDEC, Do Campo à Mesa
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário