Acontece
China: ONG cria app que detecta alimentos transgênicos
por Redação
A fim de pressionar as empresas para que coloquem no rótulo o símbolo alimentos com ingredientes transgênicos, o Greenpeace Ásia Oriental criou um aplicativo que detecta a presença de transgenia nos produtos das prateleiras.
Iniciativa da China
De acordo com a ONG, na China, a lei obriga que os produtos que contenham ingredientes transgênicos sejam identificados está em vigor. Bem diferente daqui no Brasil, onde tínhamos a lei que obrigava a presença do símbolo nos produtos, porém, no último dia 28, a Câmara dos Deputados aprovou a lei que acaba com esta exigência.
A Identificação dos Transgênicos
Para que o aplicativo seja capaz de verificar se determinado alimento contém vestígios de produtos geneticamente modificados (OMG), o Greenpeace utilizou seu banco de dados que inclui 3.011 produtos com presença de ingredientes transgênicos. Entre eles, a soja, o milho, a couve-nabiça, produtos lácteos, papinha de neném, doces, óleos e outros.
Em comunicado ao lançamento, Wang Jing, chefe da campanha sobre Comida e Agricultura do Greenpeace na Ásia Oriental, disse que o aplicativo “protege os direitos dos consumidores ao dar o direito de escolher e saber o que estão consumindo“.
Queremos o App que Detecta Alimentos Transgênicos
Aproveitando esta onda, seria extremamente relevante e de suma importância que o Greenpeace Brasil disponibilizasse aqui para nós, um aplicativo no mesmo formato. De qualquer forma, fica a dica para as empresas desenvolvedoras do ramo.
Na situação atual, seria a melhor saída para darmos start ao boicote. Um boicote às empresas e aos ruralistas que julgaram desimportante nosso direito de saber o que estamos colocando pra dentro de nós mesmos.
Por enquanto, o que está ao nosso alcance, é aderir à Campanha do Idec. E então, assinar a petição que rejeita que o Projeto de Lei 4.148/2008 seja aprovado oficialmente. Para assinar, clique aqui.
| via Globo Rural
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário