News Para Devorar
Arqueólogos descobrem artefatos históricos de cervejaria de 5 mil anos na China
por Redação
Artefatos de cervejaria antes de Cristo.
Recentemente, ao escavarem ao longo do Rio Wei, arqueólogos da Universidade Stanford descobriram um jogo completo de equipamentos para fabricação de cerveja e, na parte interna, vestígios que revelam que a produção de cerveja na China, data mais 5 mil anos atrás!
A descoberta, publicada na última segunda-feira pelo Anais da Academia de Ciência dos EUA, mostra a presença mais antiga da cevada na China. A revelação histórica foi feita após análise comprovar que os restos grudados nos equipamentos encontrados tratava-se de sobras de espuma de cerveja.
E os arqueólogos foram além. Através dos resíduos encontrados, conseguiram descobrir a composição da cerveja milenar: uma combinação entre cevada, painço (também conhecido como milhete ou milho-miúdo), lágrimas de jó e tubérculos. Entre os achados da escavação, estava lareiras, provavelmente utilizada para aquecer e moer grãos, panelas, funis e ânforas – todos com resíduos amarelados; o que leva os especialistas a acreditarem que estes artefatos foram utilizados para fazer a cerveja, filtrá-la e preservá-la.
Outro dado importante desta descoberta, prova que a cevada foi utilizada por um longo tempo para a fabricação de cervejas artesanais, antes mesmo de se tornar uma cultura agrícola.
“Toda a evidência arqueológica mostra que os povos da cultura Yangshao fabricavam uma cerveja com base em misturas, com ferramentas sofisticadas de controle de temperatura“, concluem os pesquisadores.
| via Gizmodo
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário