
Mundo Bizarro
China: operação apreende 100 mil toneladas de carne congelada há mais de 40 anos

por Redação
Parem as máquinas! O último escândalo alimentar da China envolve a apreensão de 100 mil toneladas de carne de frango, porco e boi com mais de 40 anos de idade!
Recentemente, funcionários chineses da segurança alimentar depararam-se com lotes congelados de pedaços de porco e boi da década de 1970, e asas e patas de frango com data de 1980. As mais de 100 mil toneladas de carne correspondem a aproximadamente 484 MILHÕES de dólares! Uma das maiores apreensões alimentares dos últimos anos.
Na operação, a polícia chinesa descobriu 20 gangues responsáveis pelo armazenamento de carnes de quase meio século, e prendeu 22 pessoas, sendo 2 delas, líderes de uma das gangues.
“Contrabandistas de alimentos congelados têm uma rede enorme que domina todo o país. É preciso mais repressão e mais esforço para combater este tipo de crime, especialmente nas províncias de Hunan, Guangdong, Guangxi e Yunnan. Os esforços precisam estar concentrados e focados na liderança destas gangues para que seja possível eliminar o problema da raiz e garantir a segurança alimentar dos consumidores“, disse Yang Bo, vice-diretor do departamento alfandegário de Changsha.
Segundo Yang Bo, a maior parte das carnes vem de estoques de alimentos preparados no Estados Unidos, contrabandeados através de Hong Kong e Vietnã, e transportados em caminhões de baixo custo e sem refrigeração. Isso faz com que a carne apodreça e cheire mal durante toda a viagem. Quando chega à China, a carne é novamente congelada e enviada à diversas províncias do país.
Se as carnes congeladas há 40 anos existem, foram apreendidas e há toda uma movimentação de líderes de gangues e etc, é porque existem compradores. A carne podre é comprada por restaurantes e estabelecimentos e vendidas, na maior cara de pau, aos consumidores.
A venda não é feita para o consumidor final porque, obviamente, a carne tem uma aparência escura porque oxidou (meu Deus!) e só os restaurantes têm o dom de preparar a carne podre, de forma que o cliente não perceba a procedência.
Todo ano, pelo menos 2 milhões de toneladas de carne podre são comercializadas na China sem que os consumidores saibam. Porém, escândalos como este são comuns no país. Em 2008, por exemplo, alimentos estragados mataram 6 bebês e intoxicaram mais de 300 mil pessoas.
Assustador!
Na última semana, o assunto se transformou em um viral e os internautas deram ao caso da apreensão o nome de carne de zumbi. Outros conseguiram enxergar a situação com uma bela pitada de humor-negro e começaram a pedir nos restaurantes a tal “carne de zumbi” como prato principal.
É, talvez, lá na China, “carne de zumbi” seja sinônimo de iguaria.
Mundo bizarro!
| via Oddity Central
Compartilhe

Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário