Alimentação e Saúde
Benefícios da Cerveja
por Redação
Sim! Benefícios da cerveja, minha gente! Consumida com moderação equilibrada, a bebida é capaz de proporcionar ao nosso organismo, benefícios relevantes.
Em 2014, aconteceu em Bruxelas o VII Congresso europeu sobre Cerveja e Saúde composto por 160 experts em nutrição e dieta oriundos de mais de 24 países. As conclusões deste encontro revelaram que o consumo moderado de cerveja aporta grandes benefícios ao nosso organismo, reduz os índices de obesidade, ajuda a manter nosso coração saudável e freia o envelhecimento celular (UAU!).
Diversos investigadores espanhóis do Hospital Clínico e da Universidade de Barcelona, assim como grupos de investigação do Centro Cardiovascular de CSIC (Conselho Superior de Investigações Científicas), apoiam, com suas investigações, os argumentos que falam dos benefícios da cerveja para nossa saúde, tanto com álcool ou sem álcool.
Ramón Estruch, do Hospital Clínico, afirmou que a combinação de cerveja e dieta mediterrânea nos ajuda a cuidar de nosso coração. Tanto o Dr. Estruch, como Linda Badimón, investigadora do CSIC, concordam que a cerveja ajuda a melhorar o estado global de osso sistema cardiovascular.
O consumo da cerveja deve ser moderado. Neste sentido, Estruch argumenta que um consumo recomendável para os homens situa-se em dois copos, enquanto que para as mulheres, se reduz a um. Em palavras de Rosa Lamuela, da Universidade de Barcelona, os polifenois, compostos de origem vegetal que se encontram nos componentes da cerveja, são os responsáveis pelas virtudes dessa bebida, já qe suas propriedades antioxidantes ajudam a nos proteger de diversas doenças cardiovasculares e de diferentes tipos de câncer.
Segundo Lamuela, é possível encontrar cerca de 50 tipos de polifenois na cerveja, capazes de proporcionar ao osso orgaiso proteção cotra as subidas de pressão arterial, lipídios e resistência à insulina.
Opinião dos Médicos
O encontro europeu contou com a presença de profissionais de países como Alemanha, Itália, Romênia, Reino Unido e Holanda. Kathryn O´Sullivan, doutora do sistema de saúde pública do Reino Unido, desmentiu o mito da barriga cervejeira, por falta de base científica. Segundo suas palavras, o consumo excessivo de qualquer bebida alcoólica pode provocar aumento de peso.
Durante a jornada, destacou-se também o efeito hidratante que a cerveja tem em nosso organismo, propriedade que esportistas podem beneficiarem-se depois de exercitarem-se.
Neste sentido, o doutor Manuel Castillo Garzón, afirmou que a cerveja contém pouco álcool se comparado à outras bebidas alcoólicas, e as pessoas que consomem podem se beneficiar do seu conteúdo em potássio, que ajuda as células a se reidratarem aproveitando o alto conteúdo de água desta bebida.
Além disso, os polifenois da cerveja, segundo o Dr. Johannes Scherr, do Hospital Técnico de Munich, ajudam a prevenir as infecções das vias respiratórias.
Com tantos profissionais da área da saúde afirmando, através de pesquisas, que o consumo moderado de cerveja faz bem à saúde, só nos resta arrastar o cursor e clicar aqui e clamar pela próxima, uhul!
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário