
Alimentação e Saúde
É nozes!

por Redação
Ao lado das frutas secas e dos assados tradicionais, as nozes são símbolo do Natal. A casca rugosa e dura do fruto da nogueira esconde sua semente crocante e oleaginosa que faz muito sucesso in natura ou em receitas tipicamente natalinas, como o Bolo de Nozes.
Se você reparar bem, as nozes parecem muito o nosso cérebro. E não por acaso, possuem efeitos protetores contra a morte celular que se produz no cérebro de pessoas que sofrem de Alzheimer, por exemplo.
Além disso, o consumo de nozes melhora as habilidades motoras e de comportamento em pessoas com idade avançada, diminui o risco de doenças ligadas ao coração, é antioxidante, aumenta significativamente o nível de serotonina – substância responsável pelo nosso bom o humor – dentre outros benefícios incríveis.
De origem asiática e largamente consumida na Europa, a noz (Juglans regia) é um alimento típico de países frios, por ser rica em proteínas, óleos e vitaminas. Versátil, combina com receitas doces e salgadas.
Se estiver bem fresca, ainda na casca, a noz se conserva boa para consumi por até 24 meses. Por isso, pode ser encontrada no mercado durante todo o ano. Porém, o ideal é comprá-la a partir do segundo semestre, quando começa sua safra.
Na hora da compra, é importante observar a cor e o sabor das nozes. Elas têm que ser claras e não podem estar rançosas. Uma noz fresca é adocicada. Ao contrário das avelãs e amêndoas, os frutos da nogueira não precisam passar por um preparo prévio para ficarem mais saborosos. Depois de descascadas, as nozes podem ser moídas, picadas ou usadas inteiras. Tostadas e com sal, são um ótimo petisco!
Para conferir receitas com nozes, clique aqui.
Compartilhe

Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário