Food Design
Comendo com os ouvidos
por Adele Grandis
Meu Deus, olha o título deste post: Comendo com os Ouvidos, hahahaha! Bem, vamos ver o que tem por aqui.
Existe uma infinidade de estudos relacionando a influência da música em nosso paladar, mas a Sony quis levar esses experimentos da teoria para a prática.
Para isso, a marca montou o Sony Multi-Room Sonic Wonderland, um espaço temporário em East London. Voltado apenas para convidados, as pessoas puderam experimentar os efeitos dos sons nos comes e bebes durante um jantar.
Para o experimento, uma casa londrina foi inteiramente redecorada para a ocasião. As sugestões foram do professor Charles Spence, da Universidade de Oxford e o cardápio, assinado pelo renomado duo Bompas & Parr.
A ambientação do espaço, as luzes de cada cômodo e o som de cada ambiente combinada com os drinks e petiscos servidos como entrada. A ideia é que os participantes percebessem novos sabores em comidas e bebidas que já são de seu conhecimento.
Com batimentos cardíacos monitorados durante todo o procedimento, notou-se que não apenas a percepção do paladar era alterada por conta da música. A frequência cardíaca também variava ao experimentar cada alimento.
Depois de passearem por toda a casa, o jantar foi servido – também em uma sala com iluminação e música selecionadas especialmente para a refeição. E novamente os sons mostraram seus efeitos.
A maioria dos convidados, por exemplo, disse considerar pera com queijo cotage uma sobremesa um pouco amarga. No entanto, ao experimentá-la com música apropriada consideraram o prato extremamente doce.
O experimento comprovou de forma efetiva o quanto fatores externos interferem em nosso paladar. E, especialmente, comprovou que não comemos apenas com a boca e com os olhos, mas com os ouvidos também!
[Crédito de Imagem: PSFK]
| via Notey
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário