Achados e Provados
Comida de Rua: Acarajé da Dinha
por Comendo com os Olhos
Recentemente, estivemos na capital baiana para ir em busca do melhor acarajé da Bahia! E logo encontramos, o Acarajé da Dinha.
Em busca do acarajé perfeito
Em uma cidade onde a cada esquina existe uma barraquinha da iguaria, já sabíamos que o melhor a se fazer para experimentar os legítimos bolinhos, e ir direto para o Largo Santana, no Rio Vermelho, o bairro mais boêmio de Salvador.
Ao chegarmos por lá perguntarmos qual o melhor acarajé da cidade, e o da Dinha esteve entre os mais recomendados, tanto por turistas quanto por moradores locais.
Para comprovar a indicação que rola no boca a boca há mais de 2 décadas, fomos atrás do acarajé da Dinha.
O Grande encontro
Ao encontrar a barraquinha, tivemos duas surpresas: a primeira foi que descobrimos que a Dinha, a baiana mais conhecida por seus legítimos acarajés, tinha falecido em 2008; a segunda, foi que o Largo de Santana ganhou, carinhosamente, o nome de Largo da Dinha.
No lugar da Dinha, encontramos sua filha Claudinha, que ocupava o primeiro ponto do gênero estabelecido há mais de 60 anos pela cozinheira Ubaldina de Assis, avó de Dinha.
Poucos sabem, mas, segundo a tradição das religiões de matiz africana, o acarajé é uma oferenda e só pode ser preparado por filhas de santo.
Então, percebemos que estávamos frente a frente com um dos ícones da tradição da iguaria baiana: a Claudinha, filha da dona Dinha.
Ela aprendeu com a mãe a fazer acarajé quando tinha 12 anos de idade e conduz a arte de preparar os legítimos bolinhos há mais de 20 anos.
Enquanto Claudinha preparava os acarajés, decidimos bater um papo com a baiana mais gostosa de Salvador, e compartilhar com vocês em nosso primeiro vídeo da série Comida de Rua, do Canal Comendo com os Olhos;
Este momento delicioso, ao som de borbulhas de acarajés. Assista:
Ah, o acarajé, a Bahia, Salvador e as baianas! Que energia deliciosa! Para completar este artigo, vamos compartilhar com vocês, a receita tradicional do acarajé da Dinha <3 Aprenda como faz:
|| Acarajé da Dinha ||
Ingredientes para a massa:
- 1/2 quilo de feijão fradinho quebrado em um moinho em pedaços grandes e colocado de colho na água para soltar a casca
- 150 gramas de cebola ralada
- 1 colher de sobremesa rasa de sal
- Azeite de dendê para fritar
Como faz:
- Após retirar toda a casca do feijão fradinho, passe novamente no moinho para que a massa fique bem fina;
- A esta massa, acrescente a cebola e o sal. Misture os ingredientes com as mãos e, em uma panela funda e com colheradas generosas da massa, frite os acarajés.
DICA: O segredo para o acarajé ficar macio é o tempo que se bate a massa. Quando a massa estiver com aparência de espuma, significa que está no ponto!
Outra dica é a temperatura do azeite de dendê, que deve estar bem quente ao colocar os acarajés.
Ingredientes para o recheio
- 4/6 xícara de azeite de dendê
- 3 cebolas picadas
- 700 gramas de camarão defumado e sem casca
- tomate, cheiro verde e coentro
- molho de pimenta a gosto
Como faz
- Faça um refogado com todos os ingredientes e recheie o acarajé depois de frito.
Para quem estiver em Salvador ou for visitar a capital baiana, deve incluir o Acarajé da Dinha no roteiro gastronômico para ter o prazer de experimentar esta iguaria feita pelas mãos de quem sabe e faz por <3
SERVIÇO:
Casa da Dinha do Acarajé
Largo de Santana
Rua João Gomes, 25 – Rio Vermelho
Salvador, Bahia – Brasil
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário