Melhor feito em Casa
Como faz: iogurte grego
por Redação
Nas prateleiras do país desde 2012, o iogurte grego caiu no gosto dos brasileiros por sua cremosidade e sabor mais intenso. Porém, é necessário prestar atenção no fabricante e na composição. No Brasil, o iogurte grego possui mais açúcar, mais gordura e, consequentemente, é menos light do que pode parecer.
Por aqui, as marcas seguiram a composição nutricional europeia: alto teor de gordura e baixa dose de proteína. Enquanto que nos Estados Unidos, onde há alto índice de consumo, é o inverso: menos gordura e mais proteína.
As diferenças estão pela falta de definição do que seria exatamente o “iogurte grego”. O de verdade, feito e consumido na Grécia em grande escala, é totalmente caseiro. Por isso, cada casa tem sua receita de acordo com seu gosto pessoal. Tradicionalmente, o iogurte grego é feito através da remoção do soro do leite.
O resultado final é um iogurte mais sólido, com menos açúcar, menos carboidratos e mais proteínas em comparação ao iogurte comum.
Fora do Brasil, o iogurte grego é mais azedo, enquanto que aqui, ele é mais doce. Isso acontece porque o brasileiro tende a apreciar alimentos mais adocicados e a indústria segue esse padrão para agradar o paladar.
Iogurte, seja grego, francês, americano ou brasileiro, faz bem à saúde por fonte rica de várias vitaminas e nutrientes, é livre de carboidratos, não possui sódio e ajuda a aumentar o metabolismo do corpo.
Portanto, para você desfrutar dos benefícios de um iogurte grego, vamos te ensinar a fazer a versão caseira e light. Assim, você pode optar por deixar de comprar os produtos que as marcas oferecem em versões gordurosas e preparar o seu a gosto. Vamos lá?
|| Iogurte Grego ||
Ingredientes:
- 170 gramas de iogurte natural desnatado
- 1 litro de leite
- mel/adoçante a gosto
- 2 gotas de extrato de baunilha
Como faz:
- Ferva o leite e deixe ficar morno a uma temperatura de 47°C (ou até você conseguir colocar o dedo sem queimar);
- Adicione o iogurte natural e misture bem;
- Coloque em um recipiente de vidro, enrole um pano seco ou papel alumínio e coloque em algum lugar abafado por 8 horas (pode ser dentro de um forno desligado, por exemplo);
- Depois disso, você terá como resultado o iogurte natural;
- Agora, é hora de transformá-lo em grego e, para isso, você terá que drená-lo:
- Coloque um pano de louça bem limpo dentro de um escorredor de macarrão e despeje o iogurte dentro;
- Coloque o escorredor dentro de uma travessa para conter o soro que vai sair
- Leve à geladeira e deixe escorrendo de 7 a 10 horas, até ficar bem consistente
- No meio do processo, se você quiser, solte o iogurte que ficará preso ao pano e dê uma mexidinha para melhorar a drenagem
- Depois de escorrido, coloque em uma travessa, bata com fouet até obter uma massa homogênea, adicione o mel ou o adoçante a gosto, a baunilha e está pronto para ser consumido do jeito que você quiser.
Caso prefira comprar o iogurte grego pronto, vale a pena garantir que você esteja comendo um iogurte verdadeiro. Portanto, atente-se ao rótulo. Os principais ingredientes devem ser leite e probióticos.
Itens como soro de leite, espessantes, amido de milho modificado, creme de leite e gelatina devem se evitados.
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por Andréa | fevereiro 22, 2016 às 10:56| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Gente, será que eu sempre fiz errado? Quando faço iogurte em casa eu espero baixar para 38º C.