Nutrição
Como faz: Sorvete de banana com Puxuri
por Redação
Escrevo para me apresentar e te contar uma receita geladinha! Me chamo Rita e tenho um blog de receitas e desenhos, o Prato de Papel, que este mês, faz 7 anos de vida! Parece que foi ontem.
Sou formada em gastronomia, em Águas de São Pedro, onde aprendi algumas técnicas culinárias e somei com a culinária vegetariana.
Costumo fazer muitas receitas com banana, e acho que que não sou a única, então vou te contar um pouquinho mais sobre este sorvete que acabei de arrematar. Ele leva apenas quatro ingredientes: banana, linhaça, água e puxuri.
O puxuri (ou pixuri) é um ingrediente que talvez seja desconhecido em tua cozinha mas que logo será frequente se continuarmos a plantar árvores por este país. A semente de puxuri vem de uma planta parente do Louro e chegou a ser comparada como a noz moscada brasileira.
Estou viciada nele e com estas similaridades fica difícil errar seu uso. Tudo que fica bom com noz moscada fica bom com o Puxuri, e digo mais, acho que ele tem um toque de louro fresco e combina com paladar doce e salgado. Gosto do sabor desta sementinha com muitas coisas, entre elas banana, mandioquinha, mandioca, couve flor, inhame, coco, cacau, batata, abacate e em vitaminas de frutas a base de leite de castanha do pará.
:: Sorvete de banana com Puxuri ::
:: Ingredientes ::
- 6 bananas nanicas bem maduras
- 1/2 xícara de água
- 4 colheres de sopa de linhaça dourada (prefiro para não influenciar na cor)
- 1 generosa pitada de puxuri ralado na hora
:: Como faz ::
1. Primeiro de tudo leve as bananas para o congelador, eu prefiro já levar descascadas dentro de uma louça, leva de 3 a 4 horas.
2. Em seguida misture a linhaça com a água e deixe descansar enquanto a banana congela, a linhaça vai hidratar e formar um líquido gosmento com a sua mucilagem e trazer uma consistência super cremosa. Miam.
3. Coloque no liquidificador a gosma de linhaça, as bananas em metades e o puxuri. Ligue o liquidificador e processe até ficar cremoso. Observe as fotos 1,2 e 3.
3. Desligue e mexa algumas vezes se for necessário.
4. Sirva imediatamente ou leve para o congelador até a hora de se deliciar.
A receita é bem simples e só exige tempo para congelar e hidratar.
Eu não tenho em casa aquele liquidificador biônico que tritura tudo, uso um normal e funciona super com esta receita. só precisa ir desligando e mexendo até a o preparo fluir nas hélices.
Observe as fotos:
Aqui eu pulsei uma vez, os ingredientes se misturaram mas de repente parou, foi quando desliguei e dei uma mexidinha.
Neste momento meu sorvete já começa a mostrar sua consistência mas ainda precisa de ajuda para fluir e pronto! ele fluiu e esta cremoso, pronto para servir!
Se você é como eu, que ama banana, corre sérios riscos de gostar.
Aqui tem uma outra receita de sorvete de banana. A linhaça pode ser facilmente trocada por chia na receita e até mesmo omitida, usando somente bananas, mas eu particularmente gosto destas sementinhas incrementando o sorvete.
[Crédito das imagens: Rita Taraborelli]
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário