
Alimentação e Saúde
Sua criatividade pode estar sendo prejudicada pela forma que você se alimenta na firma

por Redação
Se você é daqueles que quase não sai da sua mesa nem para se alimentar direito, este artigo é para você. De acordo com pesquisa realizada por Kimberly Elsbach, “ficar dentro do escritório o dia inteiro e se alimentar todos os dias no mesmo lugar, é prejudicial para o pensamento criativo”.
Cada vez mais, estamos tendo menos tempo pra nós e dedicando todo o espaço que temos para trabalhar e trabalhar. Segundo estudos psicológicos do trabalho, mudar de ambiente, principalmente para fazer uma refeição, ajuda e ativa a criatividade e ainda coliga as sinapses cerebrais.
Na firma, quando vai chegando meio dia, quase sempre é aquela hora que você para tudo para comer, dá uma esticada no corpo, levanta da cadeira, come e aí, já tá na hora de voltar pra mesa.
Resultados de pesquisas mostram que apenas 1 em cada 5 pessoas para realmente de trabalhar e se desliga de tudo para fazer uma refeição tranquilamente. E pasmem: a maioria dos trabalhadores nem sai para esta pausa sagrada e acaba comendo ali mesmo, na mesa do escritório.
E se você faz home office também, viu? Estudos indicam que quanto mais você permanece no mesmo ambiente trabalhando, menor são seus insgihts criativos. É essencial que, sempre que possível, você mude de recinto.
Se está no escritório, dê uma pausa entre a entrada e a hora do almoço: tome um suco, coma uma fruta ou barrinha de cereais, mas vá dar uma voltinha. Na hora do almoço, saia do escritório. Se você costuma levar comida de casa, reserve um tempo para fazer realmente nada, só que fora da firma.
Se almoçar em restaurantes, varie os lugares, faça caminhos diferentes e se desconecte um pouquinho de tudo. Após o almoço e depois de recomeçar os trabalhos, dê uma pausa antes da sua saída. Tome um café, coma uma fruta lá fora, veja outras pessoas passarem.
Para quem trabalha em casa, a mesma coisa: pare tudo sempre que possível. A criatividade flui melhor quando mudamos de ambiente, especialmente se você tiver a oportunidade de se expor em um ambiente natural. Que tenha plantas, pronto! Já é o suficiente acompanhado de uma fruta, um chá ou um café.
Estabelecer-se em um mesmo local desde às 9h00 até às 19h00 sem dispersar a mente é totalmente prejudicial para o pensamento criativo. Para que as ideias fluam e permitam que você chegue a um pensamento genial, você tem que se mexer – literalmente!
Sua criatividade é importantíssima. Independente se você trabalha em uma multinacional ou se você faz brigadeiros, beijinhos e outros docinhos para festa. Em uma economia baseada na inovação, é necessário permitir-se aos insights e, para isso, é necessário desacostar da cadeira (que muitas vezes, nem é lá tão confortável assim).
De acordo com Elsbach, o trabalho “irracional”, que pode incluir tarefas como caminhar, pode aumentar a criatividade.
Se você prefere fazer estas atividades junto com outras pessoas, organize quem gosta mexer o corpinho na firma e faça pequenas caminhadas todo mundo junto, vá naquele restaurante delicioso que vocês sempre deixam de ir porque é mais longe, etc.
Tornando a saída do escritório uma chave para a criatividade, você vai se sentir muito melhor, seu chefe vai adorar, seus amigos da firma vão achar que você tá mais rápido do que nunca e, em casa, só alegria, né? Porque se está tudo fluindo muito bem obrigada, é porque você alimentou a oportunidade de ser mais criativo e saiu da mesmice.
Compartilhe

Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário