Alimentação e Saúde
Dicas para salvar alimentos que estão prestes a estragar
por Redação
Antes de jogar fora alimentos que estão prestes a estragar na geladeira, confira estas dicas para salvar o desperdício. O planeta Terra agradece. E seu bolso também ;)
Infelizmente, ainda é comum irmos às compras e adquirir mais alimentos do que precisamos e/ou somos capazes de consumir antes que estraguem.
Segundo o Word Resources Insitute, o Brasil desperdiça, por ano, 41 mil toneladas de alimentos! Uma estimativa assustadora.
Enquanto não somos capazes de fazer grandes mudanças nestes números, que tal tomar pequenas atitudes que podem fazer a diferença para o planeta Terra?
Podemos começar a pensar em, por exemplo, salvar alguns alimentos que estão prestes a estragar.
A gente te orienta como você pode fazer isso aqui neste post :)
1. Folhas verdes
Aquela alface murcha, a rúcula, ou couve quase sempre são as primeiras verduras que observamos que estão estragando. Antes de jogá-las fora, uma solução perfeita é prepara um pesto delicioso!
Aqui neste link, você aprende a fazer pesto de alface, que pode ser substituído por qualquer folha verde que estiver prestes a estragar na sua geladeira.
Se a quantidade for grande para consumo imediato, congele os pestos em potinhos e lembre-se de identificá-los com uma etiquetinha ;)
2. Tomate
As rugas dos tomates não significam, necessariamente, que ainda poderão ser utilizados para uma salada, mas podem se transformar em algo delicioso, como por exemplo, assá-los.
Para isso, basta cortar os tomates, colocá-los em uma assadeira untada com azeite, polvilhar alho picadinho, sal, pimenta e azeite, e levar ao forno até atingir o ponto ideal para você.
Depois de pronto, você pode deixá-los secar ao sol para ter tomates secos, comê-los como acompanhamento em qualquer prato, ou aproveitá-los como recheio para um belo sanduba.
Além disso, se a quantidade for pequena e você morar sozinho, há grandes possibilidades de você utilizar os tomates para fazer um molho rápido.
Aqui neste link, você pode ter uma ideia como preparar em apenas 10 minutinhos!
3. Batata
Você pode pensar que os brotos que nascem nas batatas “abandonadas” anulam todas as possibilidades de comê-las. E isso é uma bobagem!
A verdade é que esses brotinhos não são bons coleguinhas do intestino. Se ingeridos, podem causar desconforto e isso não é legal.
Felizmente, se você cortar todos os brotinhos que nasceram nas batatas esquecidas, elas podem ser consumidas normalmente.
Outro ponto importante, é observar se as batatas desenvolveram um tom verde.
Enquanto que na maioria dos alimentos esta cor significa que ainda não estão no ponto para consumo, nas batatas, um pouco de coloração verde é um mal sinal que pode indicar um nível alto de veneno no tubérculo. Portanto, as batatas que apresentarem um tom verde, devem ser sim jogadas fora.
4. Pimentão
Se estiverem muito macios ou enrugados, os pimentões não vão bem em receitas que têm o legume como ingrediente principal.
Se você se deparar com os pimentões neste estado, não jogue fora!
Dê uma grelhada ou asse no forno inteiro mesmo, abra, retire as sementes, corte em tiras, mergulhe no azeite com alho, ervas aromáticas, como manjericão e alecrim, coloque em um recipiente hermeticamente fechado e use em até duas semanas para incorporá-los aos seus pratos favoritos como massas, sanduíches, torradinhas e etc.
5. Alho e cebola
Foi lá e pegou o alho e a cebola e descobriu que cresceram brotos desde a última vez que você olhou para eles?
Sorte sua, porque eles não precisam ir direto para o lixo!
Quando crescem brotos na cebola, significa que ela deve ser usada muito em breve.
Portanto, basta cortar a cebola ao meio, retirar o broto e utilizá-la normalmente. Esse broto verde, porém, é uma espécie de bônus: quando nascem em cebolas velhas, são semelhantes, em sabor e textura, à cebolinha.
Alho germinado é um pouco diferente. O broto verde no alho tem um sabor muito amargo e não deve ser utilizado para cozinhar.
Mas isso não significa que você tem que jogar o alho fora. Pelo contrário: basta remover o broto e usufruir do alho como quiser.
6. Abacate
Uma vez que os abacates demasiado macios, e talvez um pouco marrons, podem não ser adequados para fatiar, eles ainda estão bons para comer.
A solução mais popular, é uma guacamole. Aqui neste link, você aprende como faz.
Além da guacamole, você pode adicionar o abacate com iogurte, bater com leite, esmagar e comer com aveia e mel.
O importante é retirar as partes marrons e aproveitar o que tiver da fruta ao invés de jogá-la fora ;)
7. Banana
Todo mundo sabe que mancha marrom na banana não significa que ela já era. Porém, quando a casca da fruta está quase tomada, significa que está a um passo de estragar.
Antes de jogar fora, que tal fazer um bolo molhadão de banana? Ou então, congele a fruta e utilize-a quando fizer um smoothie logo pela manhã.
As sugestões não param por aí. Você pode congelar as bananas e, depois, bater, ligeiramente, para ter uma espécie de sorvete da fruta in natura.
Você ainda pode adicionar às bananas, manteiga de amendoim, nutella, cacau, mel, canela… Só não jogue-as fora!
8. Salsão
É quase impossível comprar só um pouquinho de salsão. A consequência, é inevitável: uma parte, vai estragar.
Antes disso, faça um caldo com outros legumes e congele para ter uma base nutritiva para prepara pratos deliciosos!
9. Cogumelos
Depois de uns dias a mais na geladeira, os cogumelos começam a ficar pouco atraentes. Eles ficam secos e, nosso primeiro instinto, é jogá-los fora.
Mas não faça isso, por favor!
Eles ainda podem ficar deliciosos se forem preparados da maneira correta. É simples: hidrate os cogumelos cozinhando-os apenas na água até que você perceba que recuperaram parte da água e parecem menos enrugados.
Depois disso, utilize-os como ingredientes para molhos indo longe com a sua imaginação.
10. Pêssego
Pêssegos podem demorar para amadurecer, mas quando estão no ponto para comer, vão estragando muito rápido.
Quando você reparar que está prestes a perder os pêssegos, faça uma sangria! Clique aqui e tome nota da receita de sangria perfeita!
OBS: Trouxemos imagens bonitas em cada alimento citado, para remeter o olhar que temos ao comprar produtos.
Quando você se deparar na geladeira com alimentos prestes a estragar, lembre-se deste post e recorra sempre que quiser para salvá-los. O planeta Terra agrade. E seu bolso também ;)
| via Mashed
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário