
Food Design
Dietas mirabolantes que marcaram época
por Adele Grandis
Em 1972, o cardiologista americano Robert Atkins lançou Dr. Atkins’ Diet Revolution, livro que propunha a restrições de carboidratos nas refeições como solução contra a obesidade. Febre imediata nos Estados Unidos, a dieta que possibilitava perder peso rapidamente logo ganhou adeptos mundo afora.
Desde então, muitos outros regimes promissores surgiram e moldaram gerações: a dieta das proteínas; que incentiva o consumo de carnes e seus derivados proteicos, a dos líquidos; que consiste em uma alimentação que prioriza chás e sucos diuréticos, o controle de calorias através de pontos…
Em três décadas, vimos de tudo no que diz respeito às propostas de emagrecimento rápido – inclusive dietas à base de papinhas de bebê e o incentivo de maus hábitos, como o fumo, a fim de fazer com que as pessoas trocassem a compulsão pela comida por cigarros.
Alimentos dietéticos e lights também entraram em pauta, mas demorou até que as atenções se voltassem à alimentação balanceada, de fato, como um hábito por uma vida saudável e não apenas visando o emagrecimento.
Nesses anos, são incontáveis as dietas que foram moda – sempre enfatizadas pela mídia e por celebridades que aderiam às tendências para manter o corpo em forma.
No entanto, perder peso não é sinônimo de saúde. É preciso se alimentar de forma balanceada, sem se privar de determinados alimentos e priorizar outros tantos, assim como praticar exercícios físicos para ter não apenas um corpo magro, como também uma mente sã.
Essas dietas mirabolantes e promissoras são tema da série Fad Diets, da americana Stephanie Gonot, que usou da fotografia para relembrar regimes absurdos que foram moda alguns anos atrás.
Com cores vibrantes, os cliques retratam alimentos e propostas de emagrecimento que marcaram época com o objetivo de alertar às pessoas sobre a importância de se alimentar corretamente, partindo da premissa de que a moda é passageira e que a vida é uma só e, portanto, precisamos estar atentos, mais do que à perda de peso, à qualidade com que vivemos. Sensacional!
[Crédito de imagens: Stephanie Gonot]
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário