Comportamento
Ela tem apenas 5 anos e já tomou mais de 1400 latinhas de refrigerante
por Redação
Neste post, vamos falar como o consumo de refrigerante pode ter como consequência a contração de uma doença que mata uma pessoa a cada 10 segundos. Em especial, vamos mostrar o vídeo que conta a história de uma garotinha que consome refrigerante desde quando nasceu. A problemática envolve a falta de informação quanto aos benefícios do consumo de alimentos naturais e a dificuldade de acesso à opções mais saudáveis por pessoas com menos condições financeiras.
A maioria das pessoas não pensa duas vezes quando vai tomar um refrigerante. Se há a vontade, ela é facilmente revertida em facilidade de compra pelo preço e pela acessibilidade.
No entanto, o consumo do refrigerante causa diversos malefícios e tem gerado doenças que antes eram comuns aos nossos avós e aos pais, e hoje disseminaram entre os nossos filhos. Uma delas é a diabetes tipo 2, uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo.
A pessoa com diabetes tipo 2 pode ter uma resistência aos efeitos da insulina – hormônio que regula a entrada de açúcar nas células – ou não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal. Quando não tratada, a diabetes tipo 2 pode ser fatal.
Antes, este tipo de diabetes já foi conhecida como diabetes de adulto por ocorrer, geralmente, em pessoas com mais de 40 anos de idade. Infelizmente, nos dias de hoje, este quadro mudou. Qualquer pessoa pode ter diabetes tipo 2, inclusive as crianças. Algumas situações especiais aumentam o risco de contrair a doença, como por exemplo, sedentarismo, obesidade e sobrepeso, histórico familiar da doença, consumo elevado de álcool, entre outros.
Em outro caso mais específico, a disseminação da diabetes tipo 2 pode acontecer pela falta de incentivo à opções mais saudáveis de consumo de bebidas, pela falta de preocupação dos pais e responsáveis em oferecer aos filhos alimentos vivos e pela inserção forçada das marcas de refrigerante em todos os estabelecimentos comerciais.
Isto impulsiona o consumo inconsequente e desenfreado da bebida e faz com que crianças também desenvolvam a doença crônica antes de pararem de brincar. Claro que os responsáveis tem uma grande parcela de culpa na educação e alimentação dos filhos, mas vale lembrar, mais uma vez, que poucas pessoas se preocupam de verdade com as consequências.
O vídeo deste post destaca os perigos dos pequenos consumirem alimentos e bebidas açucarados e chama a atenção para como, muitas vezes, famílias de baixa renda acabam gastando o pouco que tem com produtos junk food por não terem instrução de nutrição alimentar.
Bebidas com açúcar são a fonte número um de calorias na dieta de jovens. Beber uma ou duas latinhas de refrigerante por dia aumenta o risco de diabetes tipo 2 em cerca de 25%.
As consequências de crianças que adquirem diabetes tipo 2 são de partir o coração. Assista ao vídeo:
“A cada dez segundos, alguém morre de diabetes. E o tempo que eu levei para escrever este poema, quinze pessoas morrera” – Ivori Holson
Embora seja importante incentivar a todos que optem pelo consumo de alimentos saudáveis, vale lembrar que cada um tem direito e controle do seu corpo para ter uma vida mais saudável. O objetivo deste post é chamar a atenção para o perigo da diabetes tipo 2 e mostrar para as pessoas as consequências fatais que um refrigerante pode causar no organismo de qualquer pessoa.
Cuidem das crianças: diga não ao refrigerante e sim para alimentos com vida.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário