Acontece
Em MG, crianças de 2 anos aprendem técnicas de plantio em escola agroecológica
por Valéria Scavone
Para as crianças que vivem nas zonas rurais de uma cidade em Minas Gerais, o primeiro contato com a terra começa aos dois anos de idade. A escola da região tem como filosofia educar os pequenos para que cresçam melhores pessoas pelo simples fato de terem tido a oportunidade de terem contato com a terra. Desde sempre.
Localizada em um sítio de 32 hectares em Lambari, Minas Gerais, a Escola Agroecológica Sítio Esperança sai do convencional e educa as crianças com técnicas agroecológicas. A intimidade com a horta começa cedo. Com 2, 3 anos de idade, as crianças já aprendem a primeira tarefa: plantar.
“A gente faz um buraquinho, planta ela e depois a gente cobre com terra”.
Enquanto os mais novos aprendem as técnicas básicas de plantio, alunos do primeiro ano colhem as hortaliças e legumes que plantaram.
No cardápio da escola, 80% dos alimentos são produzidos pelos alunos. A alimentação das 60 crianças provém do aprendizado do ciclo de se viver mais e melhor aplicado nas aulas de agroecologia.
“Como ela (a criança) vê crescer, ela cuida, se esforça para fazer aquilo e depois acaba comendo. Eu brinco que ela come o aprendizado”. Conta o educador João Paulo Silva, ao ser questionado quanto à relação das crianças com alimentos saudáveis.
Na aula prática de ciências, por exemplo, os alunos aprendem sobre naturalidade e estudam a produção de húmus no minhocário.
Além da educação voltada à agroecologia, os alunos tem a oportunidade de estudar as matérias convencionais de forma natural e em contato com a natureza. Para aprender soma e subtração, a professora usa folhas e outros elementos da natureza para que as crianças assimilem mais e melhor a matéria.
A Escola Agroecológica Sítio Esperança é filantrópica e gratuita. Sustentada por empresas e por doações da comunidade, a ajuda financeira contribui para o aprendizado dos alunos e ajuda a manter a escola sustentável.
“Não temos esperança que 100% das crianças sejam agricultores ou que trabalhem diretamente com a terra, mas o fato deles crescerem em contato com a terra, faz com que sementes floresçam no coração deles”.
Todas as Imagens © Globo
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário