
Acontece
Em Verona, alimentar mendigos em praça pública pode resultar em multa
por Adele Grandis
Em Verona quem for pego alimentando mendigos em praças públicas pode receber uma multa entre 25 e 500 euros (cerca de R$ 75 a R$ 1.5 mil). A lei apresentada pelo prefeito Flavio Tosi tem como objetivo garantir a higiene e o decoro público, além de evitar o acampamento de sem-teto a céu aberto.
De acordo com o político, a situação em algumas praças ficou ‘incontrolável’ e os moradores de rua estão se tornando uma ameaça à saúde pública. “Não podem viver em um jardim público, lavando-se e fazendo todas as necessidades fisiológicas ali mesmo“, declarou Tosi.
A medida irá penalizar não apenas os cidadãos, como também as organizações de caridade que distribuem alimentos aos mendigos. Dentre as instituições mais afetadas está a Ronda della Carità, uma ONG fundada em Florença em 1993, que distribui alimentos em 78 cidades. Em Verona seus voluntários já estão ativos há mais de dez anos.
“O prefeito vai penalizar justamente quem ajuda as pessoas mais pobres de sua bela cidade, que são cada vez mais numerosas“, disse Paolo Coccheri, diretor da associação, que revelou nunca ter visto uma medida similar em todos seus anos de atividade voluntária.
A nova lei não agradou nem mesmo os aliados políticos de Tosi. Giovanni Miozzi, presidente da Província de Verona, eleito por uma coalizão de forças entre seu partido Forza Italia e a Lega Nord, se opõe: “Em momentos como os quais estamos passando, a prioridade deve ser ajudar as pessoas necessitadas”.
Com toda a polêmica, o prefeito se retratou publicamente, declarando que a cidade oferece abrigos com teto e comida a quem precisa e que não é contra a distribuição de alimentos, apenas não permite que ela seja realizada em praça pública.
No cargo desde 2007, Tosi pertence ao Lega Nord, partido de direita cuja principal bandeira propõe a separação do norte da Itália do sul do pais – e que já havia causado polêmica anteriormente ao sugerir um registro obrigatório aos pedintes.
Além disso, o partido também já retirou bancos de praças em diversas cidades onde repousavam mendigos e em Mortara, outra cidade que teve como prefeito um candidato da Lega Nord, quem é pego revirando lixo também recebe multa, de 500 euros.
Medidas separatistas como essas não fazem jus ao hino italiano, que pede amor e união aos irmãos da Itália.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário