Fotografia
Fotógrafo guarda seu lixo por 4 anos para criar poderosa série fotográfica
por Redação
Em 2011, o fotógrafo Antoine Repessé deixou de jogar fora seu lixo recicláveis para se preparar para uma série um tanto, digamos, assustadora. Intitulada “#365 Unpacked“, a série de fotos reúne o montante de lixo reciclável consumido durante 4 anos.
Ao todo, Antoine reuniu cerca de 1600 caixinhas de leite, 4800 rolos de papel higiênico, 800 kg de jornais e revistas e mais incontáveis embalagens de papelão e de outros produtos de uso doméstico.
O resultado, esteticamente bonito, porém chocante, faz-nos refletir o quanto de lixo somos capazes de produzir durante um ano.
Visto que todas as imagens de Antoine Repessé retratam apenas recicláveis, se cada um de nós deixarmos de separar nosso lixo, além de ser ecologicamente desastroso, deixamos de reaproveitar matéria prima útil para um universo de possibilidades.
Ao falar sobre sua série, o fotógrafo Antoine Repessé explica: “Muitas vezes falamos (e só falamos) sobre aquecimento global, reciclagem, e a quantidade de lixo que produzimos. Mas acredito que o impacto de uma imagem, é muito mais poderoso do que uma tonelada de palavras. Espero que esse meu projeto tenha o poder de conscientizar as pessoas e inspirar novas mudanças“.
Sim, eu também! Muito interessante a gente poder visualizar o acúmulo. Aqui em casa, por morar na roça, precisamos descer o lixo pelo menos 1 vez por semana, e só nesse tempo, é impressionante a quantidade de lixo que apenas UMA pessoa gera… sempre fico reflexiva e faço a minha parte separando orgânicos, recicláveis e o que mais for preciso.
Cascas, sementes, alimentos eu deposito direto na terra! E é lindo de ver o quanto que ela nos devolve. A todo momento nasce algo novo na composteira. De couve a pé de abacate.
Nutrir esse ciclo me nutre também.
Pontinho de luz de consciência para todas(os) nós.
[Crédito de Images: Antoine Repessé]
| via Antoine Repessé
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário