Na Cidade Com Amor
França aprova lei que proíbe copos, pratos e talheres de plástico
por Redação
A França acaba de aprovar uma lei que proíbe a comercialização de copos, talheres e pratos de plástico descartável.
A lei, que entra em vigor em 2020, proibirá a produção de sacolas plásticas, pratos, taças, copos e talheres descartáveis. O plástico destes produtos convencionais tem o petróleo como derivado, que demora várias décadas para se decompor. A proibição do país faz parte do Energy Transition for Green Growth, um plano da França para combater as alterações climáticas.
A medida não significa o fim dos produtos descartáveis, e sim, o uso do plástico que tem o petróleo como derivado. Assim, a nova lei diz que os novos produtos deverão ser compostos 50% compostos por materiais de origem vegetal, como, amido de milho, amido de batata, fibras têxteis ou de celulose, ou de bambu; e ainda, serem biodegradáveis, claro!
Enquanto ecologistas apoiam o esforço da sustentabilidade da França, adversários da lei incluem pessoas que acreditam que a medida infringe a livre circulação de mercadorias pela União Europeia – dialética que sempre vai existir quando há interesses opostos.
Neste caso, quando o assunto é proteger o meio ambiente e imaginar um amanhã com possibilidades reduzidas de alterações climáticas para a vida humana, animal e biológica do planeta, o livre comércio de mercadorias não é coerentemente cabível…
Aplausos à França! E que a iniciativa consciente sirva de exemplo para outros países, como o Brasil.
| via TIME
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário