
Curiosidade
Happy Hour: Cosmopolitan

por Redação
Hoje iniciamos mais uma sessão aqui no Comendo com os Olhos, a Happy Hour. Todas as sextas-feiras, iremos compartilhar a origem e a receita dos drinques mais populares e deliciosos do mundo. Para a estreia elegemos nosso queridinho: o Cosmopolitan.
Cosmopolitan é um drink que se tornou mundialmente popular graças ao sucesso da série Sex and the City – no qual a protagonista Carrie Bradshaw e suas amigas sempre pediam o coquetel quando se encontravam para conversar em algum barzinho.
A receita é simples e seu preparo não tem segredos: basta adicionar 50ml de vodca, 40ml de suco de cranberry, 15ml de cointreau e 10ml de suco de limão em uma coqueteleira, bater por alguns segundos e servir.
O que não é tão fácil assim, porém, é creditar a criação da bebida, que começou a ser difundida em bares americanos na década de 70. Muita gente quer levar o mérito pelo feito, mas não há um nome oficial por trás da descoberta.
Em 1934, o livro Pioneers of Mixing as Elite Bars trazia uma receita muito similar a do Cosmopolitan: 50ml de gin, 50ml de cointreau, suco de um limão e uma colher de xarope de amoras. Só que à época, o drinque acabou não caindo no gosto popular. Em compensação, quase meio século mais tarde, a bebida virou moda entre os americanos.
Como internet não existia, a comunicação rolava mesmo no boca a boca e isso dificulta um bocado a encontrar o criador da bebida docinha e refrescante. Nos anos 70, o coquetel era o mais pedido em Provincetown, uma comunidade gay de Massachusetts.
Um dos nomes por trás da bebida é Neal Murray, que em 1975 trabalhava como bartender da Cork & Cleaver em Minneapolis. Ele diz ter se inspirado em outro drinque, o Kamikaze, para desenvolver o Cosmopolitan, que teria sido assim batizado por ter ouvido a seguinte frase do primeiro cliente a experimentar a bebida: ‘How cosmopolitan!’ (ou ‘que cosmopolita’).
No mesmo ano, porém, Cheryl Cook assumia o bar do Strand Restaurant, na Flórida, e percebeu que muita gente pedia Martini apenas para desfrutar do copo no qual a bebida era servida. A fim de inovar pensou em uma receita que fosse visualmente bonita e combinasse com a taça e assim criou um drinque com vodca, triple sec, um toque de limão e suco de cranberry.
Muita gente reconhece a moça como autora do Cosmopolitan, uma vez que desde 1988,sua receita é a mais próxima da oficial do drinque, instituída pela International Bartenders Association.
Independente de quem leva o crédito, fato é que a bebida se popularizou, ganhou uma infinidade de novas versões e hoje está entre as mais pedidas dos bares do mundo inteiro.
| via Wikipedia
Compartilhe

Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário