Curiosidade
Hoje é celebrado o 120º aniversário do sorvete de cone
por Redação
Hoje, 22/09, celebramos o 120º aniversário do sorvete de cone, inventado pelo imigrante italiano Italo Marchiony, que em 1903 revolucionou a forma como comemos sorvete!
Hoje, enquanto nos deliciamos com as delícias cremosas favoritas, colocadas em cones crocantes, devemos uma homenagem a Italo Marchiony, um imigrante italiano que, em 1903, introduziu uma inovação que mudou para sempre a forma como saboreamos gelados.
Um gostinho da história
O sorvete, possivelmente originário da antiga China ou da Pérsia, há muito era uma delícia para os privilegiados. Quando chegou à Europa, a iguaria fria começou a democratizar-se, encontrando o seu lugar em reuniões públicas e carrinhos de rua.
Mas havia um pequeno problema: como exatamente você come essa delícia derretida em qualquer lugar?
Por muitos anos, pratos de vidro ou metal conhecidos como ‘penny licks’ eram comuns entre os vendedores ambulantes. Os consumidores pagariam um centavo, lamberiam o sorvete do copo e o devolveriam ao vendedor. Por mais deliciosa que fosse a guloseima, esse sistema não era nem o mais higiênico nem o mais eficiente.
E então, entra Ítalo Marchiony, empreendedor criativo, que observou os desafios logísticos e percebeu uma oportunidade. Ele começou servindo sorvete em xícaras de waffle comestíveis, usando seu molde exclusivo.
Em 22 de setembro de 1903, Marchiony solicitou uma patente para a casquinha de sorvete e, em dezembro de 1903, ele havia garantido a patente para seu design de porta-sorvete.
A Revolução do Sorvete de Cone
O recipiente comestível de Marchiony não era apenas uma questão de utilidade – era uma experiência transformadora. A alegria tátil de segurar a sobremesa e o contraste do sorvete cremoso com a casquinha crocante, fizeram da casquinha uma sensação instantânea.
Não foi apenas a conveniência; foi a novidade. A casquinha fazia do sorvete um prazer móvel. As pessoas podiam caminhar, conversar e saborear seu sorvete sem a necessidade de colheres ou a preocupação de devolver uma louça. As ruas de Nova York fervilharam com essa nova tendência.
Tal como acontece com muitas grandes inovações, Marchiony não estava sozinho na sua visão. Embora ele seja creditado com a invenção do cone, uma criação semelhante foi acidentalmente introduzida na Feira Mundial de St. Louis de 1904 por Ernest A. Hamwi, um concessionário sírio.
Na Feira, Hamwi vendia uma massa crocante parecida com waffle ao lado de um vendedor de sorvetes. O vendedor de sorvete ficou sem pratos, então Hamwi enrolou seu waffle em forma de casquinha!
Na década de 1920, os cones já haviam estabelecido firmemente seu lugar na cultura culinária. Uns impressionantes 245 milhões de sorvetes de cone foram produzidos somente em 1924. Com pequenos ajustes e atualizações em máquinas automatizadas, a casquinha de sorvete contemporânea ganhou vida. Avançando até hoje, máquinas modernas produzem milhões de sorvetes de cones, algumas atingindo a marca de 150.000 em apenas 24 horas.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário