Curiosidade
Lucky Iron Fish, um peixinho de ferro que tem salvado vidas
por Redação
Em 2008, Christopher Charles, um estudante canadense estava no Camboja a trabalho na área rural, vivendo em uma palafita, casa típica da região. Por lá, não havia eletricidade, nem água corrente e, segundo Christopher, havia muito tempo para sentar e pensar.
“Estava reparando a prevalência da anemia e infecções de parasitas na região e comecei a descobrir que ninguém estava fazendo nada a respeito sobre este enorme problema. A anemia é uma doença que está associada a baixos níveis de ferro no sangue e, quase metade da população do Camboja sofre com isso“. No mundo todo, a anemia é um dos problemas nutricionais mais comuns que atinge cerca de 2 bilhões de pessoas.
Durante anos, a adição de ferro ao organismo foi implementada com o uso da panela de ferro. Utilizando-se desta informação, Charles pensou que poderia criar um objeto de ferro que fosse possível colocar nas panelas durante o cozimento dos alimentos para liberar a substância e, assim, fortalecer a deficiência do mineral no organismo.
Foi então que surgiu o Lucky Iron Fish, um peixe capaz de oferecer 75% do consumo diário de ferro recomendado para um adulto. Lá no Camboja, onde cerca de 50% da população apresenta deficiência de ferro, o utensílio vem sido utilizado por mais de 2.500 pessoas e, de acordo com resultados, 50% das pessoas que utilizaram o Lucky Iron Fish durante um ano, apresentaram taxa anêmica menores e altamente significantes.
Para desfrutar dos benefícios do peixinho de ferro, a instrução de Christopher Charles é colocar o peixe de ferro na água e deixá-la ferver por, pelo menos, 10 minutos. Depois disso, é só retirar o Lucky Iron Fish e utilizar a água para cozinhar normalmente. Adicionando algumas gotinhas de limão, a absorção do ferro fica ainda maior.
Por ser uma deficiência nutricional mundial, o Lucky Iron Fish está presente no Canadá, Estados Unidos, América Latina, Europa, África do Sul, Ásia, África do Norte e Austrália.
O valor de cada peixinho é de US$ 27 – para comprar, clique aqui.
Genial!
[Crédito de Imagens: Divulgação]
| via The Salt
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário