Alimentação e Saúde
Manteiga: armazenar na geladeira ou não? Eis a questão!
por Redação
Todo mundo adora poder cortar a manteiga sem muito esforço para que seja possível passar no pão, na torrada ou na bolachinha com mais facilidade. Porém, existe uma dúvida quanto ao armazenamento correto da manteiga: guardar ou não na geladeira?
Antes de tudo, é preciso entender o processo de fabricação. A matéria-prima da manteiga é o creme de leite, que é gerado no processo de esterilização. Este creme, rico em gordura, é batido e submetido à malaxagem – processo em que a água que ficou no interior da manteiga é retirada. O resultado, é um produto composto por 82% de gordura láctea, 16% de água e os outros 2%, sal e aromatizantes.
Portanto, por ser feita basicamente de leite, a manteiga merece atenção quanto ao armazenamento. Fora da geladeira por muito tempo, a manteiga fica exposta à fungos e bactérias que a deixam rançosa e amarga. Além disso, neste caso, o risco de intoxicação alimentar existe. Principalmente agora que entramos na Primavera e os próximos 6 meses prometem temperaturas altas.
Então, o ideal é que a manteiga seja armazenada na geladeira. A dica é que você coloque-a na porta, onde a temperatura é mais baixa e fica bem menos dura.
Mesmo assim, não significa que você não possa ter um pedaço da manteiga fora da geladeira para desfrutar daquele prazer de passá-la no pão sem sacrifício. A dica número 2, é que você ou coloque-a em um recipiente de barro com tampa ou em algum outro recipiente que você tenha e com tampa também. Depois de utilizá-la, volte-a na porta da geladeira.
| via The Kitchn
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário