
Alimentação e Saúde
A diferença entre ghee e manteiga clarificada

por Redação
Poucos sabem mas existem diferenças sutis entre ghee e manteiga clarificada. Se você buscar por receitas na internet, irá encontrar uma única forma de fazer especificando que ambas são a mesma coisa. Mas não são.
Originária da Índia, a ghee é um produto versátil com características e particularidades únicas. O processo de preparo da ghee indiana consiste na fervura da manteiga, preparada com leite de vaca (animal sagrado na Índia), juntamente com os sólidos de leite por um tempo prolongado, resultando em uma consistência caramelizada, densa, com aroma e sabor acastanhados.
Já a manteiga clarificada, tem em seu processo a remoção de parte da água e componentes sólidos do leite através do emprego de calor controlado, resultando em uma gordura pura e livre de toxinas. Basicamente, clarificar a manteiga é manter sua gordura e retirar todos os outros componentes. É o óleo purificado da manteiga e, por também ter a lactose do leite removida, pode ser consumida por pessoas com intolerância à lactose.
Importante: Caso a manteiga clarificada não seja feita de modo correto, ainda pode constar resquícios de lactose. Portanto, todo o cuidado, dedicação e atenção ao preparar a manteiga clarificada, é essencial.
Na culinária, a ghee, por ter sabor mais intenso que a manteiga clarificada, deve ser introduzida como ingrediente levando em consideração seus sabores e aromas característicos, já que estes, serão fatores determinantes no resultado final dos pratos.
Já a manteiga clarificada, bastante comum na culinária francesa, é utilizada como base para molhos clássicos e, por possuir aroma e sabor mais neutros e delicados, pode ser utilizada em quase toda receita que tem a manteiga como ingrediente.
Em suma, o preparo da ghee resume-se na fervura da manteiga feita com leite de vaca até obter uma cor dourada, aroma acastanhado e textura densa. A manteiga clarificada, resulta da remoção de água e componentes sólidos do leite, tendo como produto final, um líquido dourado e translúcido.
Outras características relevantes destas manteigas, é que elas não queimam quando aquecidas e tem a durabilidade bem maior que os tabletes convencionais. Atualmente, é fácil de encontrar para vender, mas melhor ainda, é você aprender a fazer a sua própria manteiga clarificada.
Clique aqui e tome nota da receita :)
| via Petit Gastro e Tasting Table
Compartilhe

Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário