Melhor feito em Casa
O segredo do peru de Natal do Buffet Charlô
por Redação
Peru de Natal é um dos pratos mais emblemáticos desta data que envolve uma noite regada à bons pratos, sobremesas e celebração em família.
Para o preparo, é preciso habilidade e uma certa intimidade com a carne para que o resultado arranque suspiros dos convidados.
Há 35 anos, Charlô Whately, proprietário do tradicional Buffet Charlô, tem o prazer e o dom de preparar para seus clientes a ceia inteira de Natal. Um de seus destaques é o peru, que além de incrivelmente delicioso, tem um corte único, espetacular e, visualmente, deslumbrante.
Nas últimas semana, o Comendo com os Olhos foi convidado para participar da confraternização do Buffet Charlô onde fomos recebidos com um Ceia antecipada de Natal.
Estava tudo brilhante, super bem servido e com pratos de fazer a gente cair da cadeira. Um dos destaques, foi o peru, que veio servido com maçãs, rosas, fios de ovos e farofa. E por ter deixado todo mundo por ali com um “quero BIS” quase eterno no estômago, decidimos compartilhar com vocês a receita completa do Peru de Natal do Buffet Charlô. Bora lá aprender como faz?
|| Peru de Natal à Moda Charlô ||
:: Ingredientes Pré-preparo ::
- Suco de limão
- Pimenta do reino moída
- Cravo da Índia
- Canela em casca
- 4 cebolas
- 1 xícara de azeite de oliva extravirgem
- 6 dentes de alho
- Vinho branco seco
- Vinho moscatel
- Vinagre
- 4 folhas de louro
- Salsa
- Cebolinha
- Manjerona
- Manteiga
Como faz pré-preparo Peru de Natal:
- Primeiro de tudo, limpe o peru;
- Em uma vasilha/bacia grande e funda, coloque o peru cobrindo-o completamente com água previamente temperada com limão, grãos de pimenta, cravo-da-índia e um pedaço de canela em casca. Deixe repousar 8 horas na geladeira;
- Depois, escorra toda a água e, com um garfo, fure todo o peru e tempere-o novamente esfregando a carne por dentro e por fora com uma pasta composta por: 1 xícara de azeite, uma porção generosa de pimenta-do-reino moída, 2 cebolas raladas, 6 dentes de alho socados e sal;
- Feito isso, coloque o peru novamente na vasilha/bacia e regue a peça inteira com: vinho branco seco, depois com vinho moscatel e ainda, 2 copos de água, meia xícara de caldo de limão e um pouco de vinagre;
- Junte mais 2 cebolas grandes em rodelas, 4 folhas de louro e alguns ramos de salsa, cebolinha e manjerona. Cubra e deixe até o dia seguinte na geladeira, lembrando de regar a carne algumas vezes.
Para assar:
- Retire o peru da geladeira e dos temperos, coloque-o sobre uma mesa, espere um pouquinho para sair o excesso de líquido e besunte por dentro e por fora da ave com bastante manteiga;
- Disponha o peru em uma assadeira funda, com o peito para cima, e depois, envolva-o em papel alumínio;
- Leve ao forno moderado para assar e regue-o de tempo em tempo com o molho que estiver na assadeira;
- Quando pernas e peitos estiverem bem macios, retire todo o papel alumínio e aguarde até corar;
- Retire do forno, espere alguns minutinhos, corte o peru ao seu gosto e sirva à mesa.
Hummmm, deu pra sentir daqui o cheirinho! Desfrute : )
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por Silvana Cerretti | dezembro 1, 2023 às 20:25| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Amei, vou fazer este peru a moda de Charlô, gostaria de receber a receita da farofa.