Chapa Quente
Por esta você não esperava: detox é bullshit!
por Redação
Ser sugado pela indústria detox não é difícil. Em tempos onde o estilo de vida mundial é acelerado, a maioria das pessoas recorre às alimentações rápidas, comidas congeladas e vidas sociais lubrificadas com álcool e, para limpar o corpo das toxinas, recorre a qualquer produto denominado detox.
Em termos médicos, o tal detox não existe. De acordo com os profissionais, dieta e exercícios físicos são as únicas maneiras de ficar saudável e desintoxicar o corpo. Expor uma ideia onde sucos com combinações vitamínicas tem o poder de desintoxicar o corpo, leva a massa a acreditar que uma poção mágica vai livrá-las de todo o mal. Amém.
Mas não é bem assim. Aliás, dieta detox é um mito! É um conceito pseudo-médico criado para vender coisas.
“Vamos ser claros”, diz Edzard Ernst, professor de medicina na Exeter University, sudoeste da Inglaterra. “Existem dois tipos de detox: um é respeitável e o outro não”. O que é respeitável, diz Edzard, é o tratamento médico de pessoas com vício de drogas e risco de vida. “O outro, é a palavra que está sendo invadida por empresários, curandeiros e charlatões para vender um tratamento falso que supostamente desintoxica o organismo de substâncias tóxicas que você, supostamente, tem acumulado”.
Se as toxinas construíram-se de tal forma que seu corpo não pode excretar, você provavelmente estaria morto ou necessitando, urgentemente, de uma intervenção médica séria.
“O corpo saudável tem rins, fígado, pele, pulmões – desintoxicantes naturais do nosso organismo – e não há nenhuma maneira conhecida (não através de tratamentos detox) para fazer algo que funcione tão perfeitamente bem quanto o trabalho do seu próprio corpo.”
Grande parte do marketing dos charlatões gira em torno do termo toxinas – substâncias tóxicas que você ingere. Mas não está claro quais são exatamente estas toxinas.
Se por acaso estas substâncias fossem nomeadas, era possível fazer um tratamento e avaliar a eficácia do antes e depois das toxinas que, supostamente, o corpo teria eliminado.
Em 2009, uma rede de cientistas ingleses entrou em contato com fabricantes de 15 produtos vendidos em farmácias e supermercados que prometiam ser detox. Os produtos variavam desde suplementos alimentares, smoothies até xampus.
Quando os cientistas pediram evidências por trás das composições e promessas feitas por seus produtos, nenhum dos fabricantes conseguiu explicar o que entendia por desintoxicação. Tampouco, toxinas.
No entanto e, inexplicavelmente, as prateleiras de lojas de alimentos saudáveis são embaladas com a palavra “detox”.
As opções são inesgotáveis e não limitam-se apenas aos comestíveis ou ingeríveis. São comprimidos detox, chás, sucos, máscaras faciais, sais de banho, xampus, géis corporais e até alisadores de cabelo.
Você até pode fazer uma dieta detox de 7 dias. O resultado vai ser perda de peso, mas isso nada tem a ver com as toxinas.
Outra ideia vendida de grande risco é o cólon detox, um procedimento em que é removido toda a matéria fecal e resíduos que estão no intestino grosso através de uma mangueira introduzida até o fundo com grande risco de perfuração do intestino.
Uma alternativa à esta operação oferecida pela indústria mentirosa são os comprimidos de limpeza do cólon.
Segundo a descrição, estes remédios contém um agente que faz a limpeza do cólon ajudando no fortalecimento do sistema imunológico, perda de peso, desintoxicação, luta contra os problemas de pele e cabelo, combate o mau hálito, e, ainda, prometem ajudar na prevenção do câncer de cólon.
“É um escândalo”, diz Ernst, “É a exploração criminosa do homem crédulo no tipo de coisas que todos nós gostaríamos de ter: um remédio simples que nos liberta de todos os pecados, por assim dizer. É bom imaginar que poderia sim existir, mas infelizmente, isso não acontece”.
Muitas de nossas decisões de consumo estão diretamente ligadas ao marketing fabuloso que contorna, inteligentemente, nossa ignorância em determinados assuntos. Um deles que tem dominado o mundo inteiro é a dieta detox, que agora, você já sabe ser um mito da indústria dos charlatões.
Portanto, parem de consumir produtos que prometem desintoxicar seu corpo. O melhor a se fazer é ter uma alimentação rica em todos os nutrientes e vitaminas benéficas ao corpo, praticar exercícios físicos e deixar que o mecanismo natural do seu corpo elimine as toxinas que ele julgue necessário.
[via io9]
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário