Alimentação e Saúde
Quer melhorar a memória? Então coma chocolate
por Redação
Quem gosta de chocolate, vai amar saber a nova descoberta que envolve um dos doces mais apreciados mundos afora: ele não é apenas gostoso demais, como também faz bem à memória. A revista americana Nature Neuroscience acaba de publicar o estudo, comandado pelo neurologista Dr. Scott A. Small, do Centro Médico da Universidade de Columbia.
Durante três meses, 37 adultos saudáveis, com idade entre 50 e 69 anos, foram divididos em dois grupos para testar a relação dos flavonoides, antioxidante encontrado no cacau, com a memória.
Um dos grupos ingeriu diariamente uma bebida com 900 miligramas de flavonoides. Enquanto a outra turma consumiu apenas 10 miligramas diários do composto – para ter uma base de comparação, uma barra pequena de chocolate tem cerca de 40 miligramas da substância.
Submetidos a testes de memória e a um exame de ressonância magnética no cérebro no início do estudo e ao final dos três meses, os voluntários que ingeriram o composto apresentaram melhorias em suas memórias, demonstrando performances equivalentes a uma pessoa até 30 anos mais jovem.
No entanto, não foi notada nenhuma atuação do composto na região do hipocampo, onde se manifestam os primeiros sinais de Alzheimer. Ou seja, os flavonoides estão relacionados à memória atual, prevenido apenas a perda de memória recente.
Mas para obter esta eficácia, seria necessário ingerir 300 gramas de chocolate amargo todos os dias – o que implica em grande quantidade de gorduras e calorias. Existe no mercado um suplemento específico, em capsulas, que fornece a quantia indicada de flavonoides, o Cocoa Via, que contribui para a circulação e a saúde do coração e cérebro.
Outra descoberta dos cientistas com o estudo foi que a prática de exercícios não tem ligação nenhuma com a memória. Ou seja, com isso, os estudiosos têm receio de que as pessoas interpretem mal a pesquisa e apostem em uma vida sedentária e com muito chocolate.
Portanto, fazem questão de esclarecer que as atividades são importantes para melhorar outros aspectos, como a saúde em geral e que, por mais que o cacau apresente benefícios como a serotonina e os flavonoides, deve ser consumido com moderação. Dê preferência aos chocolates amargos.
| via Veja Saúde
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário