Arte e Expressão
Recipientes que surgem do Jardim de Alice Fox
por Valéria Scavone
Lapas, os caracóis marinhos em forma de cone que vemos presos a pedras ao longo de costas salgadas, podem viver entre 10 e 20 anos. Além de nunca se afastarem muito de casa.
Eles sempre retornam ao mesmo local, gradualmente usando um anel de tamanho perfeito na superfície da rocha, conhecido como cicatrizes de casa.
Eventualmente, conchas vazias aparecem ao longo da costa. E, para Alice Fox, os espécimes delicados fornecem um dos muitos materiais para peças delicadamente tecidas por ela.
O Jardim de Alice Fox
Fox cultiva materiais como urtiga, amora silvestre e trepadeira em seu lote de jardim em West Yorkshire, onde a atividade muda de estação para estação.
“Minha jardinagem fornece alimentos para minha cozinha e materiais para meu trabalho, e é impossível separar os dois um do outro”, conta ela.
“O galpão do lote se torna um estúdio ao ar livre durante o verão, secando e reunindo minhas fibras vegetais. Tudo isso antes de movê-las para meu estúdio em casa antes que a umidade do outono chegue.”
A exposição das peças e novos trabalhos
Ovos de galinha fornecem uma escala e forma que Fox acha atraentes quando se trata de envolvê-los em materiais macios e rígidos. Sua série Clutch faz parte de uma série de 50 recipientes construídos para uma exposição intitulada Making:50. Celebra o meio século de funcionamento da organização.
De musgo a cascas de ovos e implementos de jardinagem, Fox envolve intrincadamente objetos encontrados para dar-lhes uma nova vida.
Este ano, graças ao financiamento do Theo Moorman Trust for Weavers , a artista tem se concentrado em desenvolver novos trabalhos. Para isso, ela segue usando seu próprio linho cultivado em hortas.
Onde Acompanhar o Trabalho de Alice Fox
Você pode ver o trabalho de Fox em STILL, ao lado da escultora Juliet Gutch , na Tinker Gallery em Ilkley. Fica em West Yorkshire, até 10 de agosto. Além desta, também tem a exposição Full Bloom na jaggedart em Londres até 16 de agosto.
Seu trabalho também está incluído em Sympoiesis no Forum Arte Braga em Portugal até 15 de setembro. Além disso, ela está trabalhando em um novo livro intitulado Wild Weave , que está programado para ser lançado no próximo outono pela Batsford Books.
Encontre mais no site da artista e no Instagram .
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário