Chapa Quente
Restaurante tem atendimento feito por robôs e androids na cozinha
por Valéria Scavone
Onde? Na China, claro! Logo na entrada do restaurante, dois robôs recebem a clientela enquanto que quatro androids servem as mesas.
Localizado em Kunshan, província de Jiangsu, o pequeno restaurante futurista serve comidas regionais e funciona com atendimento robótico.
A ideia de Song, criador do estabelecimento, surgiu quando sua filha pediu que ele fabricasse um robô para se livras dos afazeres domésticos.
À partir da solicitação feita pela garotinha, surgiu Song, o robô que custa 40 mil yuanes (aproximadamente R$ 14,750), o correspondente ao salário anual de um funcionário de carne e osso.
Mais que oferecer um serviço mecânico, a ideia do criador e substituir, com o tempo, a mão de obra humana pela robotizada para diminuir custos e ter mais estabilidade na contratação.
“Os robôs entendem cerca de 40 frases e ordens cotidianas. E, principalmente, não ficam doentes nem pedem férias”. Para ter uma autonomia de 5 horas, os robôs precisam ser carregados por apenas 2 horas diárias.
Nos últimos anos, a mão de obra na China tem aumentado significativamente seu valor e a consequência tem incentivado empresas a acelerarem o processo de automatização.
| via Folha Comida
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário