
Acontece
Restaurante velho é que faz comida boa
por Sofia Pedroso
Será que a idade de um restaurante é sinonimo de comida excelente? Se sim, o Sobrino de Botin é o melhor restaurante do mundo.
Com apenas 290 anos, o estabelecimento continua firme e forte, funcionando na Calle dos Cuchilleros, em Madrid. Aberto desde 1725, ostenta o recorde de restaurante mais antigo do mundo segundo o Guiness Book. Numa ruela no centro antigo de Madri, o Sobrino abre todos os dias para o almoço e para o jantar há 290 anos, sem nunca ter mudado de nome ou de atividade.
O marco da inauguração foi a instalação do forno decorado com azulejos destinado a assar pratos típicos da Província de Castilha. Pouca coisa mudou de lá para cá, como a extinção do alojamento para hóspedes que funcionou no prédio até 1860, mas o forno continua transformando carnes cruas em pratos deliciosos. Sua construção é mais antiga que o restaurante. Usado como bodega desde 1580, preserva até hoje uma imagem dos edifícios do século 16.
Mesmo sendo tão rico em história, o Botín nunca foi um lugar de nobres. Pessoas comuns sempre frequentaram o lugar, e graças aos preços acessíveis, o local se tornou encontro de artistas e escritores, que citam o restaurante em suas obras, como é o caso do espanhol Benito Pérez Galdós, do britânico Frederick Forsyth, do americano James A. Michener e Hemingway. O famoso pintor espanhol Francisco de Goya trabalhou no restaurante aos 19 anos, antes de ser reconhecido por suas obras.
É pouco ou quer mais?
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário