Comportamento
Sabe o que o atendente da cafeteria adoraria te dizer?
por Redação
Tem muita coisa que o atendente da cafeteria gostaria de te dizer, sabia?
Para muita gente, o dia só começa depois de tomar uma xícara de café. Alguns preparam a bebida em casa mesmo, outros recorrem às máquinas e cafeterias que oferecem a opção para levar e há também quem costuma desfrutar do cafezinho em algum local próximo do trabalho, antes do expediente.
Quem gosta mesmo de café, inclusive, sempre encontra tempo de dar uma passadinha, mesmo que rápida, em alguma cafeteria no decorrer do dia.
Treinados para satisfazer as vontades dos clientes e serem simpáticos, porém, discretos, os garçons têm algumas dicas e sugestões que adorariam compartilhar com a clientela, mas que por conta da profissão, mantêm em segredo até mesmo dos clientes mais fieis.
Contudo, a marca australiana de xícaras e copos reutilizáveis para cafés Keep Cup fez um levantamento com garçons e baristas do mundo inteiro a fim de reunir os conselhos que eles dariam aos clientes caso pudessem. O resultado você acompanha abaixo:
Seja inteligente
Escolha seu pedido antes de chamar o garçom. Caso ainda esteja em dúvida entre a diferença de um macchiato ou latte, tente primeiramente ler o cardápio ou mesmo recorrer a uma rápida busca na internet antes de consultar o garçom, especialmente quando o movimento estiver intenso.
Esteja atento
Muitas cafeterias oferecem descontos, combos e programa de pontos para fidelizar seus clientes. Aproveite, quando for fazer seu pedido, para perguntar sobre as ofertas e promoções da casa para o garçom.
Caso se torne – ou até mesmo já seja – cliente frequente do local, participar dessas programações pode fazer com que você salve um dinheirinho.
Super Café
Quer uma dose extra? Uma xícara de café tem, aproximadamente, 95 miligramas de cafeína, mas você pode dobrar a dose com um shot extra de espresso, que adicionará 65 ml a sua bebida. A dose extra não altera o sabor do café que pedir, só aumentará a quantidade de bebida servida.
Reduza e reutilize
Se for cliente habitual, leve sua própria xícara. Muitas cafeterias oferecem descontos aos clientes que levam a xícara ou squeeze. Isso evita o desperdício de copos plásticos ou de papel e também economiza água.
Erros acontecem
Todos cometem erros diariamente. Portanto, pode acontecer de o garçom errar na hora de entregar seu pedido. Seja educado ao informa-lo sobre o equívoco.
Double check
Caso peça a bebida para levar, sempre a experimente antes de deixar o local. Assim você evitará a surpresa e frustração posterior caso a bebida tenha sido trocada.
Desligue seu telefone
O garçom está ali para atendê-lo. Sendo assim, não fale ao celular enquanto ele estiver à disposição na sua mesa.
Circule
Sim, é bom conhecer locais que sejam indicados por amigos ou pela mídia especializada. Mas nem sempre, o produto, o serviço ou o atendimento desses lugares serão adequados para você.
Bem como, não é porque você gostou de uma cafeteria que precisa frequentá-la com exclusividade. Não se limite e conheça lugares novos sempre que possível.
Entregue-se aos novos sabores
Aproveite para desfrutar dos condimentos que as cafeterias lhe oferecerem. É uma boa oportunidade para conhecer combinações improváveis, novas ou inusitadas, que você poderá reproduzir em casa caso goste.
É comum que cafeterias tenham bebidas com mel, canela, chocolate em pó, baunilha, xaropes e outros temperos.
Tenha paciência
Entenda que um simples cafezinho, não é tão rápido assim de ser feito. Para o preparo de um latte, por exemplo, são cerca de 20 segundos para tirar o espresso e mais 30 para preparar o leite. Considere a quantidade de pessoas no local antes de reclamar da demora ao garçom.
Seja generoso
Caso tenha recebido um bom atendimento, deixe uma gorjeta. Por menor que seja, os garçons adoram recebe-las e sempre se recordam dos clientes que os recompensam pelo serviço.
Clientes educados e afetuosos, geralmente são compensados com agradinhos quando retornam ao local – seja uma dose extra de syrup ou um chantili no espresso.
| via Keep Cup
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por O que o atendente da | dezembro 26, 2014 às 12:28| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
[…] Fonte: Comendo com os Olhos […]