Dica
Salsinha: escolher, conservar e cozinhar!
por Sofia Pedroso
O cheiro verde (salsinha + cebolinha) é um dos temperos mais utilizados pelos brasileiros. Mas hoje, o foco é na salsinha.
Usada para fazer molhos, aromatizar carnes, enfeitar, a salsinha realmente tem muito a oferecer à gastronomia.
No entanto, se não for guardada de forma adequada, secará e não poderá ser usado. Então, aqui vão algumas dicas para você escolher e conservar melhor a salsinha.
Armazenamento da Salsinha
O primeiro passo para conseguir que a salsinha dure mais tempo é escolher um bom ramo, bem fresco. A salsinha deve ser sempre de um verde intenso, sem manchas marrons nem folhas secas, desta forma você garante que ela se mantenha em bom estado durante mais dias.
Se você foi ao mercado e comprou quantidades grandes do tempero, uma forma boa e simples de conservar é embalando adequadamente.
Escolha um recipiente com tampa e feche bem. Se necessário, corte o caule e deixe só as folinhas.
Coloque também uma folha de papel toalha junto para ela absorver a umidade da planta impedindo que ela fique murchinha, dessa maneira ela sobrevive bem uns 4 dias fora da geladeira.
Outra forma incrível é congelando em forminhas de gelo. Basta picar e jogar dentro das forminhas, depois quando for utilizar é só quebrar como se fosse um cubo de gelo.
Para fechar com chave de ouro e sabor, aqui vai uma receita da chef Rita Lobo, do Panelinha de “Pesto Brasileiro” – “Ele é feito com salsinha, castanha-de-caju e o queijo, para dar o toque bem brasileiro, é o meia-cura“, explica.
A dica de Rita Lobo para quem quer armazenar o molho é transferir o pesto para um pote de vidro esterilizado e manter na geladeira. A receita serve quatro pessoas e o tempo de preparo é de 10 minutos:
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de salsinha
- ½ xícara (chá) de castanha-de-caju
- 2 dentes de alho
- ½ xícara (chá) de queijo meia-cura ralado
- 1 xícara (chá) de azeite
Como faz:
- Com a ajuda de uma faca, descasque os dentes de alho;
- Sob água corrente, lave as folhas de salsinha e chacoalhe bem para secar. Para medir as duas xícaras pedidas na receita, corte o excesso do talo e aperte a salsinha na xícara-medidora;
- No liquidificador, bata todos os ingredientes. Verifique o tempero; se necessário, acrescente sal;
- Sirva a seguir.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário